Só um enorme desastre tira o título do Campeonato Brasileiro de 2017 das mãos do Corinthians. A equipe de Fábio Carille retomou o caminho das vitórias nas últimas rodadas e, após triunfar por 1 a 0 sobre o Avaí no último sábado, chegou a 99% de chances de faturar seu heptacampeonato. O Grêmio, segundo colocado, aparece com o outro 1%. Números de acordo com os cálculos de Tristão Garcia, do site "Infobola".
Na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem, apenas Timão e Cruzeiro - o segundo por conta do título da Copa do Brasil - estão assegurados. Grêmio, Palmeiras e Santos estão quase lá, mas Botafogo e Flamengo, derrotados na 34ª rodada, tiveram seus números reduzidos (de 80% e 60% para 75% e 59%). Mesmo assim, os adversários diretos não venceram e não aumentaram as chances em relação aos últimos cálculos - o Atlético-PR foi o único a melhoras, mas tem apenas 6%.
Na briga contra o rebaixamento, o Atlético-GO escapou de ser rebaixado matematicamente, mas segue com a corda apertada no pescoço - 99% de chance de cair. Avaí e Ponte Preta seguem em situação delicada, e o Sport teve piora significativa - foi de 71% para 84%, número superior ao da Macaca, que ocupa pior posição na tabela.
São Paulo e Atlético-PR se livraram da queda de acordo com as contas, e a Chapecoense foi de 8% a apenas 1% de risco.
- O pessoal da zona de rebaixamento, os times perseguidores dos que estão tentando escapar, estão parando. Com isso, tiram ameaças. Já não precisa de 47 pontos para escapar, porque os time do Z-4 estão parando - analisou Tristão.
Comentários