A vereadora Lia Nogueira (PR), esteve nesta segunda-feira, 20, vistoriando várias escolas da Rede Municipal de Ensino para comprovar a denúncia de atraso na distribuição dos kits escolares. Os materiais que normalmente são repassados no início do ano pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação às unidades de ensino, ainda não chegaram. Entre as unidades visitadas nesta segunda-feira pela vereadora estão a Escola Municipal Sócrates Câmara e Clarice Rosa Bastos.
Segundo Lia Nogueira, também houve contato por telefone com a direção das escolas: Lóide Bonfim Andrade, no Jardim Água Boa e Professora Maria da Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus e Franklin Luiz Azambuja, no BNH 4 ° Plano. Em todas foi constatado atraso na distribuição dos kits. "Tivemos o cuidado de apurar todas as denúncias, até porque o fato é grave. No dia 16 de abril, a Prefeitura de Dourados por meio da Assessoria de Comunicação enviou à imprensa local uma reportagem dizendo que o município tinha recebido os kits e que a distribuição seria no dia seguinte. Isso não aco nteceu e, ao meu ver, configura propaganda enganosa", esclareceu Lia Nogueira.
De acordo com a vereadora, o que as unidades de ensino receberam na verdade foi o kit de uniforme escolar, e ainda assim, somente para o Ensino Fundamental. "Apuramos que em relação à Educação Infantil não houve nenhuma distribuição. Devido à gravidade das denúncias estamos encaminhando oficio com denúncia ao Ministério Público Estadual e vamos também acionar a prefeita, Délia Razuk (PR), para que ela se pronuncie", afirmou a parlamentar.
Lia Nogueira informou também que entrou em contato por telefone com o secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves que informou que a distribuição de metade dos kits para o Ensino Fundamental foi mês passado e que nesta terça-feira (21 de maio), será repassado o restante. Referente à Educação Infantil, o secretário admitiu a demora, o que segundo Upiran, foi ocasionada pelo tombamento do caminhão de entrega dos kits que saem do estado da Bahia, com destino a Dourados.
"Ao meu ver uma justificativa no mínimo questionável, ainda mais pelo fato da prefeitura ter na mesma reportagem veiculada no dia 16 de abril, na imprensa local, dizendo que com a conclusão da distribuição dos kits escolares já iriam preparar o processo de licitação para 2020. É preciso ter transparência e seriedade com recursos públicos, ainda mais os destinados à Educação. Se há algo obscuro nisso tudo, nós vamos descobrir", assegurou Lia Nogueira.
Comentários