O Centro de Seleção da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) publicou na última segunda-feira, dia 11 de dezembro, editais com as respostas aos recursos sobre a prova objetiva e com o resultado preliminar do Vestibular da Licenciatura em Educação do Campo (PSLEDUC-2024).
O resultado preliminar está organizado em ordem alfabética, dividido por habilitação (Ciências da Natureza e Ciências Humanas), por vagas prioritárias e por vagas remanescentes e com os dados da nota da redação, da prova objetiva e do score. A classificação será informada no resultado final, que será divulgado em 15 de dezembro.
Aqueles que desejarem contestar sobre o resultado preliminar devem apresentar o requerimento de recurso das 8h desta quarta-feira (13/12) até as 17h de quinta-feira, devidamente fundamentado, por meio da Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br). Os passos são os seguintes: ir em “Recurso”, clicar nas opções “Novo Recurso” e "Tipo de recurso" (Resultado Preliminar), fundamentar e salvar. Caso julgar necessário, anexar documentos e, para finalizar, clicar em “Enviar”.
De acordo com o cronograma do vestibular, a convocação para matrícula será feita em 17 de janeiro. No momento da matrícula, os candidatos precisarão comprovar que pertencem à população do campo. Para isso, será aceito um dos seguintes documentos: comprovante de residência no campo e declarações de Associações de Agricultores Familiares, de Cooperativas, de Movimentos Sociais do Campo, de Sindicato de Trabalhadores Rurais ou de órgãos que prestam assistência à Agricultura Familiar, tais como, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Municipal de Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundação Palmares e Ministério da Pesca.
POPULAÇÃO DO CAMPO
Para esse vestibular, a UFGD considera como populações do campo: agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores assalariados rurais, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural, incluindo egressos de comunidades indígenas com perspectivas de inserção intercultural nas escolas do campo.
SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
O processo seletivo ofereceu 60 vagas – 30 vagas para a Habilitação em Ciências da Natureza e 30 vagas para a Habilitação em Ciências Humanas – e a população do campo terá prioridade na ocupação das vagas.
Com duração de quatro anos, a graduação forma professores para atuarem nas práticas de docência, liderança de movimentos sociais, pesquisas e intervenções socioeducacionais. O curso ocorre na modalidade de alternância, com duas etapas no Tempo Universidade, quando os acadêmicos ficam alojados em Dourados e as atividades são realizadas nas dependências da UFGD, e duas etapas no Tempo Comunidade, quando os professores se deslocam até os polos e desenvolvem atividades nas comunidades dos educandos.
Atualmente, o curso funciona em 13 polos de atendimento localizados nos municípios de Antônio João, Amambai, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Nioaque, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sidrolândia, Tacuru e Terenos.
Seu objetivo é fortalecer a educação e a possibilidade de ação qualificada nas regiões de campo de Mato Grosso do Sul, com conhecimentos teórico-metodológicos voltados às especificidades, às necessidades e ao desenvolvimento sustentável do campo para a conquista de melhorias na qualidade de vida.
CONTATOS
As informações sobre o PSLEDUC-2024/UFGD deverão ser obtidas na Coordenadoria do Centro de Seleção pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br, pelos telefones (67) 3410-2840 ou 3410-2846 ou pelo WhatsApp (67) 99332-4046.
Acompanhe todas as etapas do vestibular PSLEDUC-2024/UFGD na página oficial: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-em-educacao-do-campo-psleduc/psleduc-2024
Comentários