Vídeo do “encantador de araras” ultrapassou mais de 10 milhões de visualizações
Apesar das fotos com araras azuis tiradas em Bonito já serem populares há muito tempo, um vídeo com Moacir Barbosa de Deus abraçando as aves viralizou no Instagram. Aos 72 anos, o empresário conta que sua relação com as araras começou há mais de 40 anos e que o registro nas redes sociais foi mais uma demonstração de carinho entre amigos antigos.
Publicado no dia 8 deste mês, o vídeo mostra Moacir com Nego, Azulão e Azulinha nos braços. Nesse período, mais de 10 milhões de visualizações já foram contabilizadas nas redes sociais com o empresário fazendo carinho nas aves.
Antes do proprietário da Cachoeira do Peixe ficar famoso nas redes sociais, as fotos de inúmeros turistas, incluindo famosos, já circulavam pela Internet. Em setembro, a última visita ilustre foi de Eliana, que há 20 anos já havia conhecido o espaço.
Sem ter celular há mais de sete anos, Moacir brinca que não imaginava que o vídeo iria chamar atenção por não ter ideia do que acontece nas redes sociais. “Fico só no meio do mato cuidando das minhas coisas, cuidando dos bichos”.
Conhecido por ser o “encantador de araras” em Bonito, o amigo das aves explica que passou a maior parte da vida agradando todo tipo de bicho. De anta até arara azul, Moacir acaba sendo amigo de cada um que aparece em sua fazenda.
Especificamente no caso das araras, a confiança das aves foi sendo conquistada de pouco em pouco. “Primeiro demoraram dois anos para elas pegarem confiança em mim, não é uma coisa que acontece do dia para a noite. Tem que ter muito amor, carinho e se dedicar. Precisa ter cuidado, não pode maltratar e quanto mais carinho melhor”, detalha Moacir.
Criado na região do Nabileque, ele conta que desde menino já tinha contato com as araras na fazenda de seu pai. Na época, não eram duas ou três que apareciam, mas dezenas.
Encantado com as aves, Moacir explica que sua aproximação começou na base de castanhas. “Eu quebrava a castanha, levava a mão para elas e ia chegando perto. Elas foram gostando disso e vindo mais vezes”.
O tempo passou e há 30 anos, a mudança para Bonito aconteceu após um sonho do empresário. “Naquela época as coisas estavam difíceis e eu sonhava que ia em uma cachoeira, subia nela e ficava tomando água. Sonhei com isso por seis anos e minha esposa me incentivou a ir atrás do meu sonho”.
Na mente, a imagem da cachoeira ganhou destaque e Moacir começou a procurar pela fazenda dos sonhos em cada canto do Estado. “Quando cheguei aqui só vi a cachoeira idêntica à do meu sonho, era em 1991. Desde então estamos aqui e as araras começaram a chegar junto também”, explica.
Por viverem livres na natureza, o empresário diz que a vontade dos bichos é um dos pontos principais da relação. Elas aparecem quando querem, ficam dias sem voltar, mas acabam visitando o companheiro humano.
Só com as três araras que aparecem no vídeo, Moacir imagina já ter passado mais de 20 anos entre abraços e carinhos. Esperando que a amizade com os bichos continue por muitos anos, ele completa que ser amigo dos bichos é realmente um presente especial de poucos.
Confira o vídeo de Moacir com Nego, Azulão e Azulinha:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Comentários