MS

Visitas continuam proibidas e atividades religiosas nos presídios são suspensas

Visitas seguem suspensas em presídios de Mato Grosso do Sul, além das atividades de assistência religiosa - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo Visitas seguem suspensas em presídios de Mato Grosso do Sul, além das atividades de assistência religiosa - Crédito: Hedio Fazan/Dourados News/Arquivo

O agravamento da pandemia do novo coronavírus motivou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul a prorrogar por mais 15 dias a suspensão das visitas presenciais nos estabelecimentos penais de regime fechado. Também foram suspensas as atividades de assistência religiosa e ações das instituições cadastradas na autarquia. 

Esses termos constam na Portaria Agepen nº 5, de 8 de março de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (9) e justificada pela necessidade de proteger servidores, presos e visitantes diante do aumento do número de pessoas infectadas pela Covid-19 em todos os municípios sul-mato-grossenses. 

Até segunda-feira (8), o número de casos confirmados da doença em território estadual já havia totalizado 188.267, dos quais 3.469 resultaram em óbitos. 

De acordo com a portaria assinada pelo diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a medida também leva em consideração a vulnerabilidade da população carcerária, pelas características arquitetônicas das unidades prisionais, e o alto índice de ocupação dos leitos especializados no tratamento da Covid-19 nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Ontem, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a macrorregião de Campo Grande alcançou 100% de ocupação de leitos. Em Dourados o índice chegou a 101%, em Três Lagoas foi de 78% e em Corumbá de 66%. 
 

Comentários