Instalada há aproximadamente um ano sobre a fachada de uma clínica médica na região central de Dourados, uma enorme placa batizada de "Acidentômetro" contabilizou todos os acidentes de trânsito ali ocorridos. E somente agora, quando já aponta 32 ocorrências, o objetivo de pressionar os gestores municipais a instalarem um semáforo no local começa a ser alcançado, com o equipamento prestes a ser ativado.
Revelado pela 94FM em matéria publicada no dia 12 de setembro do ano passado, o "acidentômetro" indicava nove acidentes na época, dois dos quais ocorridos enquanto a placa era confeccionada. Passados nove meses da publicação daquela notícia, o número atualizado imediatamente após cada ocorrência não parou de crescer. Foram mais 23 desde então.
"Esquina com alto índice de acidentes", adverte a placa, que seguia com informações críticas à omissão do poder público. "Retirar árvores da cidade não resolve a etiologia do problema. Desde 2011 (registrado em cartório), solicitamos junto a Secretaria de Trânsito, semáforo nesta esquina (alto índice de acidentes), risco para população e nossos funcionários. Vamos advertir mais uma vez a Secretaria de Trânsito, se não colocarem semáforo, nós iremos ao Ministério Público Estadual", detalha.
Somente agora, seis anos desde esse registro em cartório com a solicitação por escrito junto ao órgão competente, o semáforo chegou. "O semáforo começa a funcionar em no máximo três dias", garantiu à 94FM na tarde desta terça-feira (11) o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Carlos Fábio Selhorst dos Santos.
Responsável pela Secretaria Municipal de Cultura na gestão passada, o gestor reconhece que essa solicitação é antiga. "Fizemos licitação recente de vários semáforos e esse é um dos pontos prioritários para instalação. Há muito tempo estão solicitando", relata.
Embora o "acidentômetro" não detalhe a gravidade de cada ocorrência computada no cruzamento das ruas João Rosa Góes e Monte Alegre, evidencia que essa esquina é perigosa. Dados recentes obtidos pela 94FM junto ao Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) revelam que de janeiro a maio deste ano houve 821 acidentes de trânsito em toda Dourados, com 14 mortes.
O diretor-presidente da Agetran garante que tem seguido o planejamento para reduzir esses índices. E novas ações serão feitas em breve. "Vamos tirar um semáforo do cruzamento da Monte Castelo com a Hayel Bom Faker. Fizemos estudo e concluímos que ele é obsoleto. Vamos reaproveita-lo para instalar na Bela Vista com a Monte Castelo, porque esse ponto é mais necessário. Nós temos estudado desde o começo do ano para entender aquele semáforo e vimos que onde está não é necessário", explicou.
Comentários