MS 156 LIBERADA

Após 3 dias Indígenas encerram bloqueio com promessa de poços em 10 dias

Indígenas encerraram há pouco o bloqueio na MS-156, entre Dourados e Itaporã, que já durava três dias. Representantes da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) foram ao local com maquinário que realizará os trabalhos de perfuração de poços nas duas comunidades.

A expectativa é de que o serviço fique pronto em aproximadamente 10 dias, segundo Silvio de Leão, liderança Jaguapiru.

"Estamos encerrando o bloqueio porque o equipamento para a realização das melhorias chegou por aqui. Amanhã [quinta-feira] a máquina já começa a perfurar o poço da Aldeia Bororó, onde a situação é mais crítica e logo em seguida o trabalho será realizado na Jaguapiru. Acredito que em 10 dias deve ser realizado todo o serviço", relatou ao Dourados News na tarde desta quarta.

A interdição realizada ocorreu para reivindicar melhorias em relação a falta de água em boa parte da Reserva Indígena e que já ultrapassa seis meses e a escassez de alguns medicamentos considerados básicos nos postos de saúde do município.

Bloqueio

O bloqueio na MS-156 teve início na manhã de segunda-feira (25) após lideranças indígenas alegarem problemas na distribuição de água em grande parte da reserva do município e se estendeu até a tarde desta quarta.

O fechamento da rodovia tinha início por volta de 8h e só havia liberação às 17h. Apenas profissionais de saúde e veículos de socorro eram liberados para passar pelo trecho, às margens das aldeias de Dourados.

Comentários