A menos de um ano para as eleições de 2018, notícias falsas já movimentam as redes sociais. Uma mensagem que circula pelo Whatsapp diz que termina no dia 7 de dezembro o prazo para a população fazer o cadastro da biometria, tecnologia com o qual o eleitor é identificado por meio do reconhecimento da impressão digital. Segundo o texto, "o governo lançou uma lei sem avisar" e quem não fizer o cadastramento dentro do prazo terá que pagar multa de R$ 150. No entanto, tudo não passa de um boato.
A mensagem mentirosa fez centenas de pessoas procurarem os cartórios eleitorais em todo o país nos últimos dias. E em Dourados não foi diferente. Desde sexta-feira a movimentação é grande na cidade, com fila no lado de fora do cartório.
Em Mato Grosso do Sul, o único município que será obrigatório a biometria nas eleições de 2018 é Campo Grande. Nas demais cidades do interior começa a valer nas eleições de 2020. No entanto, qualquer eleitor pode procurar o cartório para fazer a biometria, que vai até maio, mesmo que o município que for votar não exija o procedimento.
Quem for fazer
Para realizar o procedimento, o eleitor deve levar cópia e original de um documento oficial de identificação com foto e original do comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.
Comentários