Como parte do processo que irá determinar quem serão os novos membros do Conselho Tutelar do município de Itaporã, será aplicada uma prova aos inscritos na escola Sônia Teixeira de Paiva, localizada na rua Fernando Correia da Costa, nº 08, centro. O fechamento dos portões se dará às 7h50. O encerramento do certame se dará ao meio-dia.
Foram inscritas 24 pessoas sendo 3 homens e 21 mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é que está conduzindo todo o trâmite com acompanhamento e fiscalização do Ministério Público Estadual. Quem obtiver nota 7,0 automaticamente estará apto a concorrer às eleições que serão realizadas no dia 04 de outubro.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ouvida pelo Itaporã Agora a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Rosilene Flores Rosas disse que todos os inscritos foram orientados quanto aos critérios para participar do processo de seleção, “Os candidatos não podem possuir nenhum tipo de restrição com a Justiça, mesmo se forem eleitos e tenham algum processo judicial em andamento e sejam julgados culpados, automaticamente deixarão seus cargos no Conselho”, adiantou Rosas. Ela ainda esclareceu que embora o Conselho Tutelar tenha autonomia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é quem irá fiscalizar as ações, porém, há um trabalho que é realizado em conjunto.
Comentários