DOURADOS

Com novos leitos, prefeitura espera tirar pacientes do corredor do Hospital da Vida

A Secretaria de Saúde de Dourados acrescenta esta semana mais 20 leitos clínicos no HV (Hospital da Vida). A medida, segundo o secretário Sebastião Nogueira, vai retirar os pacientes internados nos corredores da unidade hospitalar.

Também entram em funcionamento mais 20 leitos de retaguarda instalados no Hospital das Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social) em Fátima do Sul. Estes leitos já estão pactuados com a anuência do Estado e do Ministério da Saúde, fruto da articulação da Prefeitura de Dourados.

Os leitos de retaguarda vão ficar à disposição do HV. “O Hospital das Sias está com um atendimento excelente e pode receber os casos mais simples. Com estes leitos à disposição, os pacientes nestas condições que chegam ao Hospital da Vida, serão transferidos para Fátima do Sul” explicou o secretário Sebastião Nogueira.

“São 40 novos leitos clínicos à disposição do Hospital da Vida. Sabemos que não resolve o problema por completo, afinal, há dias em que o hospital vai continuar a receber muito mais paciente do que comporta. Mas a demanda média do hospital com certeza atende e vai retirar os pacientes que hoje estão no corredor”, afirmou o secretário.

A proposta articulada entre as prefeituras da macrorregião de Dourados é instalar mais leitos em microrregiões para descentralizar o atendimento e desafogar a demanda da unidade hospitalar de emergência douradense. Já está em fase de licitação pelo governo do Estado, por exemplo, equipamentos para mais 10 leitos para o Hospital de Nova Andradina e de 10 para Ponta Porã.

A Secretaria de Saúde também está preparando a implantação de uma central de regulação de leitos. Além disso, já disponibilizou um médico e um enfermeiro para fazer o monitoramento de leitos disponíveis no Hospital da Vida e Hospital Universitário. “Se tiver negativa de leito para internação ou transferência de paciente, esta equipe vai confirmar se não há mesmo vaga e o motivo”, explicou Sebastião Nogueira.

REFORMA DO HV

O secretário ainda afirmou que foram autorizadas pelo Ministério da Saúde as obras de reforma e ampliação do Hospital da Vida. “O projeto já existe e está aprovado e os recursos reservados para este fim. O Ministério pediu uma readequação no projeto que já está sendo realizada para a liberação desta verba”, disse Sebastião Nogueira. Ao todo, a obra vai custar R$ 3 milhões, somados o repasse da União e contrapartidas do Estado e prefeitura.

Este projeto estava parado há anos devido a uma pendência jurídica relativa ao terreno do hospital. “Nós articulamos com os parlamentares de Mato Grosso do Sul para que o Ministério da Saúde deixasse de exigir o documento que passaria o prédio em regime de comodato para a prefeitura em 20 anos, que era impossível devido à pendência. Com isso a obra vai sair. É uma das grandes conquistas da saúde na administração do prefeito Murilo até o momento”, afirmou Nogueira.

do Dourados Agora

Comentários