tecnologia na fronteira

Combate ao tráfico em Mato Grosso do Sul ganha visão de “raio-x”

do Progresso

Mato Grosso do Sul vai receber dois scanners veiculares, de um total de 38 que serão adquiridos pelo Ministério da Justiça e destinados aos estados para o enfrentamento do crime organizado e desorganizado, especialmente na faixa de fronteira. A informação é do secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que participou nesta semana, em Brasília, de encontro com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e 11 secretários da Segurança Pública de Estados que possuem limites com outros países.

Segundo o secretário, o equipamento “impressiona” pela análise rápida e informações detalhadas que podem repassar a uma equipe policial. Parado ou em movimento, o equipamento é um verdadeiro “raio-x feito” em veículos, de baixo para cima, de uma lateral à outra. Com os cinco primeiros scanners comprados pelo MJ, a PRF apreendeu centenas de quilos de drogas, material de contrabando e descaminho, armas de fogo que seriam vendidas em Estados distantes das fronteiras e pessoas viajando de forma irregular.

“Certamente essa é uma importante tecnologia que vai facilitar o trabalho das equipes que atuam nas estradas e também irá possibilitar o enriquecimento do Banco de Dados Único, potencializando a produção de conhecimento para inteligência artificial, e, a partir daí, gerando informações para operações policiais ou para instrução de inquéritos policias, de responsabilidade da Polícia Civil”, explica o secretário.

O carro tem capacidade de operação de oito horas seguidas, possibilitando o flagrante imediato ou ainda que os policiais se comuniquem e promovam uma abordagem mais tática, em outro ponto da rodovia, com uma maior quantidade de agentes e com mais segurança.

E como é móvel, o equipamento pode estar em qualquer rodovia do estado. Todas as imagens são gravadas e também vão municiar as Secretarias da Segurança Pública dos Estados de um banco de imagens que servem para a realização de diligências durante o inquérito policial, auxiliando também a Polícia Judiciária.

Comentários