Reintegração

Comboio vai para fazendas ocupadas e reintegração acontecerá amanhã

Ocupadas por indígenas desde o dia 22 de agosto, as fazendas localizadas em Antônio João, cidade distante 402 quilômetros da Capital, serão palco, a partir desta quarta-feira (21) de ações de reintegrações de posse comandadas pela Polícia Federal e que também contará com homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar, de Campo Grande, e do Exército, que estão fazendo segurança da área desde o mês passado.

Na manhã desta terça-feira, tropas do Batalhão de Choque saíram de Campo Grande com destino a Antônio João. A reportagem apurou que os indígenas já foram avisados da preparação das forças de segurança para cumprir mandado de reintegração de posse, expedidos pela Justiça no mês passado.

Na sexta-feira (23), a expectativa é que outra área também palco de ocupações, em Amambai, distante 342 quilômetros da Capital, tenha intervenções do mesmo grupo de policiais e militares para cumprimento de reintegração.

CONFLITO

Há 10 anos, em 2005, o Governo Federal homologou parte das propriedades rurais de Antônio Joã como terra indígena. A partir daí, houve série de cobranças por parte dos índios para que a área fosse demarcada, no entanto, nada foi feito pelo Governo Federal

. No dia 22 de agosto, grupo de índios ocupou as fazendas, houve conflito e um indígena morreu depois de ser atingido por um disparo. Semião Fernandes Vilhalva, 24 anos, estava bebendo água perto de um córrego quando foi atingido por tiro na cabeça.

Depois da morte, a tensão aumentou na região e o Exército foi enviado pelo Governo Federal para garantir a segurança de fazendeiros e indígenas. As tropas chegaram nas áreas no dia 1º de setembro. De lá para cá, não foram registrados novos conflitos, mas os índios não obedeceram ordem da Justiça para saída das fazendas.

Comentários