Cidades / Região

Comércio tem o pior Natal em 12 anos

Na semana do Natal (18 a 24 de dezembro de 2015), as vendas do varejo caíram 6,4% em todo o país sobre a semana de 18 a 24 de dezembro de 2014, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Natal 2015, publico nesta segunda-feira (28).

Conforme a pesquisa, este foi o pior desempenho do varejo para as vendas de Natal desde a criação do Indicador em 2003. Os dados são de todo o Brasil. No ano passado, os números já apontavam queda nas vendas, 1,7%, quantia bastante diferente dos atuais.

Em 2013, quando o Serasa apresentou os últimos dados positivos, o país ainda não vivia a chamada crise política e econômica que se apresenta hoje e mostrou crescimento de 2,7%.

Para os economistas da empresa, inflação e desemprego em alta, crediário caro, quedas da renda real e dos níveis de confiança dos consumidores, desestimularam o movimento dos consumidores nas lojas durante a data comemorativa do Natal deste ano.

Dourados

Em Dourados, apesar da reação mostrada no setor durante a semana que antecedeu o Natal, os comerciantes e vendedores reclamaram das vendas. Em novembro, pesquisa divulgada pela Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) já mostrava que o período não seria dos melhores.

Conforme o material apresentado, havia a perspectiva de que o total das vendas diminuíssem R$ 8 milhões em comparação com o mesmo período há dois anos

Comentários