Conforme o boletim epidemiológico do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta quarta-feira (17), Dourados continua liderando o ranking de pessoas infectadas pelo covid-19 em Mato Grosso do Sul, somando 1.421 contaminados. No Estado 4.164 foram diagnosticados com a doença.
Mesmo com o aumento de números diários, Dourados tem mantido um baixo isolamento com 39,7%, de acordo com dados do governo do Estado.
No decorrer da coletiva, o titular da pasta da Saúde, Geraldo Resende, voltou a reforçar a necessidade de a população adotar o isolamento social para controlar a propagação do vírus, “todo nosso trabalho pode ser em vão se não houver a colaboração da população do Mato Grosso do Sul, então mais uma vez eu faço o apelo ao isolamento social”.
Mato Grosso do Sul está com 36,74% no índice de isolamento social por estado, ficando à frente somente de Goiás (35,85%) e Tocantins (34,27%).
Ainda durante a transmissão ao vivo, o Secretário alertou “as pessoas não podem ser negativistas, não podem entender que é uma simples gripezinha ou um resfriadinho. É uma doença que certamente vai tá matando muita gente”.
Somente nas últimas 24h foram confirmados 379 casos em MS, além de Dourados (129), há indivíduos residentes em Campo Grande (84), Paranaíba (44), Corumbá (21), Três Lagoas (15), Naviraí (12), Ivinhema (9), São Gabriel do Oeste (8), Chapadão do Sul, Guia Lopes da Laguna e Rio Brilhante (7 cada); Bonito, Caarapó, Glória de Dourados e Ponta Porã (3 cada); Fátima do Sul, Iguatemi, Ladário, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Novo Horizonte do Sul (2 cada). Já Água Clara, Deodápolis, Douradina, Inocência, Itaporã, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Vicentina registraram um cada.
Do total de casos confirmados em MS, 2.110 são considerados recuperados, enquanto 1.912 estão em isolamento domiciliar.
No Estado 109 pessoas estão internadas, 49 em leitos clínicos e 60 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Três desses pacientes são contabilizados como casos de outros estados. Ainda há um morador de Mato Grosso do Sul internado em São Paulo.
MS confirmou 36 óbitos por Covid-19, de acordo com o boletim da SES.
O Estado registrou 25.341 notificações, 18.721 foram descartadas e ainda há 1.146 amostras em análise no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen).
Outros 1.310 casos estão em aberto nos sistemas Sivep Gripe e E-SUS VE.
Comentários