O curta-metragem "Em busca da terra sem males", de Anna Azevedo é um dos participantes da Mostra Geração, do 67° Festival Internacional de Cinema de Berlim, que abre em 9 de fevereiro.
A produção apresenta o universo das crianças Guaranis, da aldeia Ka´aguy hovy Porã, em Mata Verde Bonita, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o Brasil entra com dez produções na lista de candidatos aos Ursos de Ouro e de Prata.
As filmagens ocorreram em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro, em aldeia onde residem cerca de 50 indígenas. A música do curta é o ‘Terra vermelha’, em guarani e português, gravada pelo grupo indígena de rap Brô MC's, da Aldeia Jaguapirú Bororó em Dourados (MS).
Segundo informações, o grupo sulista já morou em Mato Grosso do Sul de onde foi para o Rio durante a Eco 82, Niterói, onde foi vítima de atentado mediante um incêndio na aldeia e, por fim, montou acampamento em Maricá.
A escola de samba do Rio de Janeiro, Imperatriz Leopoldinense escolheu falar neste ano sobre a luta dos povos do Xingu - mais de dez etnias, entre o centro-oeste e norte do País e despertou críticas dos ruralistas. De acordo com o Campograndenews, em Mato Grosso do Sul, ao menos duas entidades emitiram notas de repúdio: Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), e Acrissul (Associação dos criadores de Mato Grosso do Sul).
Comentários