Em uma semana, dois episódios de tentativas de fugas ocorreram no Complexo Penitenciário, localizado no Jardim Noroeste, em Campo Grande. Depois de na segunda-feira da semana passada, quatro detentos tentarem fugir por túnel cavado em uma das celas, na noite de ontem, presidiários serraram grades e foram flagrados já prontos para escalar muro.
De acordo com nota divulgada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por volta das 23h45min desse domingo, agente penitenciária que estava na torre de vigilância viu o momento em que quatro presos saíram pelo teto da área onde ficam celas disciplinares, no pavilhão 2, e acionou reforço.
Conforme as informações, os presos serraram grades das celas e do gradil instalado na área superior do solário. No momento em que foi recapturado, o grupo tentava se esconder em uma das oficinas de trabalho, localizada no fundo do presídio, e estava com corda artesanal, produzida com lençóis, que provavelmente seria usada para escalar muro.
IDENTIFICAÇÃO
Segundo a Agepen, os presidiários foram identificados como Anderson Lopes da Rocha, 25 anos, Rogério Machado de Souza, 22 anos, que cumprem pena por tráfico de drogas, Lucas Otoniel Higa, 29 anos, por roubo, e Weslen Ferreira dos Santos, 23 anos, preso por tráfico e roubo. Consta em nota que todos eles foram isolados em cela forte e deverão ser transferidos para outro presídio.
Para o diretor-presidente da Agepen), Ailton Stropa Garcia, nem sempre é possível barrar a entrada de objetos ilícitos, que acabam sendo usados para tentativas de fugas, como a serra utilizada ontem. "Visitantes fazem malabarismos para esconder esses objetos. Eventualmente, acaba passando pelo nosso sistema de vigilância", pontou afirmando que o mais comum de acontecer são arremessos pelas muralhas.
Procedimento administrativo será aberto para investigar o plano de fuga, de acordo com a Agepen.
Comentários