Educação

Escola de Campo Grande é destaque no Prêmio Gestão Escolar 2013

A Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, do Conjunto Buriti, de Campo Grande, foi escolhida para representar Mato Grosso do Sul na final nacional do Prêmio Gestão Escolar. Como prêmio pela colocação estadual, a escola recebe R$ 6 mil, e a diretora, Sirlei Izabel de Freitas, participa de uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos. A escola recebe ainda o título de Escola Destaque Estadual.

Das 142 públicas de Mato Grosso do Sul, participantes do Prêmio Gestão Escolar em 2013, as seis melhores colocadas foram: 1º - Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, de Campo Grande; 2º - Escola Estadual José Alves Ribeiro, de Rochedo; 3º - Escola Municipal Plínio Mendes dos Santos, de Campo Grande; 4º - Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Aquino Sotana, de Naviraí; 5º - Escola Estadual Silvio Ferreira, de Coxim e 6º - Escola Estadual Paulo Freire; de Iguatemi.

Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar se destaca como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo como principal objetivo a melhoria da gestão e qualidade do ensino. Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos.

“O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes. A cada ano, buscamos atrair mais escolas, para que exemplos de boa gestão se difundam e ganhem dimensão maior”, ressalta a secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa.

Histórico

Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 25.139 instituições já participaram. (Boris Valerio Verbisck-SecomMS).

do Progresso

Comentários