Foi anunciado na manhã desta quarta-feira (21), na paróquia São Francisco de Assis o novo bispo que irá atuar em Dourados. Trata-se do padre Henrique Aparecido de Lima, de 51 anos, natural de Assis Chateaubriand (PR). A escolha foi feita pelo papa Francisco, que assinou o documento nesta manhã em Roma.
“Ele é um padre novo e acredito que com ele virá novas ideias e isso é muito bom e importantes para a igreja. Ele já atuou no Mato Grosso do Sul assim que foi ordenado padre em 1999, na cidade de Ponta Porã, então ele já conhece um pouco a região”, disse o bispo Dom Redovino Rizzardo, que renunciou ao cargo.
Segundo Rizzardo, a nomeação acontece entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2016 em Dourados, até lá o novo bispo terá que passar o cargo que ocupa na cidade de Curitiba (PR), e em seguida segue para um retiro espiritual.
Logo depois fará ainda dois cursos, um em Roma, na Itália, por 10 dias e outro em Brasília (DF) também de 10 dias, até ser nomeado.
“Ele terá que cumprir ainda algumas obrigações, serão três meses até que ele seja ordenado, até lá ele fará dois cursos, de 10 dias cada, sendo um em Roma e outro em Brasília, para então assumir a função”, explicou.
Questionado sobre a sua atuação nos 15 anos como bispo de Dourados, ele diz que está feliz que fez muitas amizades independente de religião e crença e que lutou bastante para ajudar a resolver os conflitos entre agricultores e indígenas.
“Foram anos maravilhosos, de muito trabalho com a ajuda dos padres e me senti bem, tenho amizades com pastores evangélicos e com pessoas sem religião, procurei me dar bem com todos que é muito importante. Luiti bastante mas não consegui resolver os conflitos entre agricultores e indígenas, mas também quem tem que resolver problemas sociais tão grande como esse é o governo, um bispo pode ajudar. Sei que quando cheguei aqui tinha muitos conflitos até mesmo dentro da igreja, com a imprensa, mas com o tempo tudo ficou mais fraterno e estou feliz por hoje ter vários veículos de comunicação aqui”, enfatizou.
Sobre os motivos da sua renúncia Dom Redovino conta é mediante a normas da igreja católica do qual, todo bispo que completar 75 anos, deve deixar o cargo à disposição, e então no ano passado ele foi convidado a deixar a função.
“Eu completei 75 anos em abril de 2014, então a exatos um ano e meio depois veio a ordenação do novo bispo. Estou feliz sei que fiz o meu trabalho, mas claro que ficou algumas coisas que gostaria de fazer e terminar”, comentou o Dom Redovino.
Padre Henrique Aparecido de Lima
O novo bispo de Dourados, padre Henrique Aparecido de Lima, nasceu em 28 de julho de 1964, na cidade de Assis Chateaubriand (PR). É filho de Manoel Catarino de Lima e Sebastiana Onofre Lima. Na juventude, ingressou no Seminário de Santo Afonso da Congregação do Santíssimo Redentor. Em maio de 1999 emitiu os votos solenes, sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro do mesmo ano.
Em sua trajetória no sacerdócio, atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã (MS) e pároco de Aquidauana, no mesmo Estado. Durante seis anos foi membro do Conselho de Consultores Diocesanos de Jardim e administrador diocesano de 2007 a 2008.No ano de 2007, foi eleito vigário da província e, em outro de 2014, assumiu como provincial dos redentoristas de Campo Grande.
De acordo com Dom Redovino, o novo bispo deve vir a Dourados no dia 9 de novembro, para participar da inauguração de uma casa para os padres.
Comentários