Ponta Porã

Exporã deve receber 100 mil visitantes

A 41ª Exposição Agropecuária de Ponta Porã (Exporã), município a 326 quilômetros de Campo Grande, será aberta nesta sexta-feira (13), no parque de exposições Alcino Pereira. A expectativa do Sindicato Rural da cidade, entidade que promove o evento, é que 100 mil pessoas visitem a feira até o dia 22 de março, quando será encerrada.

Um dos destaques desta edição é a realização do ciclo de palestras sobre segurança pública e segurança nacional da fronteira do Brasil com o Paraguai, no dia 21, às 14h. A iniciativa contará com a palestra de um representante do Comando Militar do Oeste (CMO), que apresentar o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).

A Exporã contará também com a realização de cursos e palestras e receberá mais de 50 expositores de setores variados como comércio, ONGs, maquinários, alimentação e veículos, além de cinco leilões onde devem ser ofertadas 4 mil cabeças de gado e rodeio com a participação de cerca de 30 competidores. “Apesar da situação econômica do País, a expectativa para a feira é boa, pois ela movimenta a população de Ponta Porã e região todos os anos”, relata o presidente do Sindicato Rural, Jean Pierre Paes.

Durante a feira, o Sindicato Rural de Ponta Porã e o Senar vão capacitar 300 pessoas por meio de oito cursos. “São capacitados produtores e trabalhadores sejam eles pequenos, médios ou grandes e isso contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo”, considera Paes.

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) também participa da programação da 41ª Exporã. Na segunda-feira (16), acontece palestra de apresentação da atuação da entidade, do Projeto Soja Plus e o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga). O evento está marcado para às 19h30 na abertura da Feira de Tecnologia da Fronteira (Frontec), que será promovida em paralelo a Exporã.

Comentários