corpo humano

Exposição com corpos humanos desperta curiosidade na Capital

"Human Bodies – Maravilhas do Corpo” é a exposição que está despertando a curiosidade dos campo-grandenses. A mostra é inédita na Capital e traz corpos humanos reais, em poses e diferentes tipos de abordagem do nosso organismo. Inaugurada nesta semana, a exposição já recebeu centenas de visitantes de todos os tipos, entre profissionais de saúde e de outras áreas, como famílias, jovens e idosos.

A iniciativa de trazer a exposição conhecida mundialmente veio do Shopping Campo Grande. A ideia é oferecer mais uma opção de lazer e cultura à população. Segundo a responsável do Marketing do Shopping Campo Grande, Sara Elydio, o shopping se empenhou a fundo para trazer a mostra, e iniciou as negociações para estar nesse cronograma há quase três anos.

“Mais de 30 milhões de pessoas puderam conhecer essa exposição, e já estava mais que na hora do nosso estado, receber esse acervo tão famoso, que nos ensina mais sobre nós mesmos”, afirma Sara.

O coordenador da exposição, Suderlan de Oliveira Gomes, acompanha a estadia da mostra na Capital para explicar a fundo sobre a técnica utilizada pelo alemão Gunther Von Hagens, a “plastinação”. O método consiste na preservação que desidrata totalmente o corpo. Em seguida é inserido um material chamado “polímero de silicone” vai para uma câmara a vácuo, para atingir as células mais profundas do organismo. “O preparo de cada corpo demora cerca de um ano, já os órgãos e sistemas levam em torno de um ou dois meses”, explica o coordenador sobre a duração do procedimento para se colocar a peça em exposição.

A “Human Bodies – Maravilhas do Corpo” é composta por oito corpos humanos inteiros, posicionados em movimentos esportivos, um corpo de animal de médio porte e mais de 150 espécimes de órgãos e sistemas, que já carregam mais de 20 anos de conservação. Com esse acervo, a exposição é caracterizada como artística, educacional e preventiva, por ensinar a todos mais sobre a anatomia do corpo e mostrar como certos hábitos podem prejudicar o funcionamento de alguns órgãos.

Serviços

A exposição fica em Campo Grande numa curta temporada, sem data para término. Os horários para as visitas são: de segunda à sábado, das 14h às 21h, e aos domingos, das 12h às 19h. A venda de ingressos é feita na bilheteria em frente à exposição e no quiosque no 2º piso do Shopping Campo Grande, próximo a expansão.

Comentários