CIBERCRIME

Falso prêmio no McDonald's circula no WhatsApp e empresa faz alerta

Campanha falsa envolvendo prêmio em lojas da rede de restaurantes, McDonald’s, tem circulado em mensagens via WhatsApp. Conforme a empresa de segurança brasileira e performance mobile, Psafe, criminosos virtuais, ou cibercriminosos, usam falsos cupons de vale presente da lanchonete para baixar programas maliciosos nos celulares.

O golpe consiste em receber uma mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do aplicativo, convidando as pessoas a participarem da promoção e compartilhá-la com seus contatos para obter um cupom no valor de R$ 500. O falso comunicado induz o usuário a compartilhar com dez amigos ou grupos para receber o falso cupom.

​O GOLPE

Ao clicar no link do falso vale, a vítima é direcionada para uma página com a imagem do McDonald’s, que solicita o compartilhamento do link do falso com amigos via WhatsApp.

Em seguida, o usuário é orientado a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone, deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou tendo prejuízo financeiro.

COMO EVITAR

Ter um antivírus instalado no celular é essencial para evitar o ataque dos cibercriminosos, além do mais, o app pode bloquear páginas maliciosas.

Também é aconselhável manter o sistema operacional sempre atualizado, nunca abrir anexos com extensões executáveis (.exe) e desconfiar de links que chegam por mensagens.

Comentários