Cidades / Região

Funcionário de fazenda em Bonito é preso por caçar animal em extinção

Um funcionário de uma fazenda na região de Bonito, distante 278 quilômetros de Campo Grande, foi preso nesta quarta-feira (20) por caçar uma onça-parda, espécie em extinção. Policiais realizavam uma fiscalização na rodovia MS-178 quando ouviram os disparos de arma de fogo.

Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), ao ouvirem os disparos, os militares adentraram a vegetação e flagraram o caçador que tinha acabado de abater um animal da espécie onça-parda adulto.

O suspeito disse aos policiais que a arma utilizada na caçada estava na sede da fazenda onde trabalhava. Os policiais foram até o local informado e apreenderam uma espingarda calibre 22 e um revólver calibre 38, além de munições. Todo armamento não tinha documentação.

O suspeito que reside na propriedade recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Bonito. O funcionário da fazenda foi autuado em flagrante por crime ambiental de caça ilegal e por posse ilegal de arma.

De acordo com a PMA, a pena para a caça é de seis meses a um ano e meio de detenção, já que o animal está na lista de extinção. A penalidade para posse de arma é de um a três anos de detenção. O suspeito também foi autuado administrativamente e multado em R$ 5 mil pelo abate do animal.

A onça será enviado para Campo Grande para ser empalhada. O trabalho está agendado para sábado (23) durante um curso da PMA. A onça será utilizada em trabalhos de educação ambiental para sensibilizar estudantes e a população em geral sobre a importância da fauna.

Comentários