Cidades / Região

HE retoma atendimento de cardiologia pelo SUS

O Hospital Evangélico realizou na quinta-feira, 4, a primeira cirurgia cardíaca pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Dourados, após crise no setor. Em julho do ano passado, os três únicos cirurgiões cardiologistas que atendem em Dourados pela rede pública suspenderam os atendimentos eletivos e passaram a priorizar os casos de urgência e emergência, além de anunciarem que se mudariam para a cidade de Londrina (PR).

Já em novembro, o MPE ingressou com uma Ação Civil Pública para que a prefeitura e o governo do Estado assinassem contrato para que o serviço fosse habilitado e apresentassem equipes médicas completas, inclusive com condições satisfatórias de trabalho, como insumos, medicamentos e material básico, como próteses, fios vasculares, cateteres, entre outros.

Enquanto a situação não fosse regularizada, os promotores Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, Ricardo Rotunno e Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior apontaram duas alternativas como medidas paliativas. A primeira seria que os atendimentos cardiológicos pelo SUS fossem realizados na rede particular e a segunda é que os pacientes fossem encaminhados para tratamento e cirurgia em Campo Grande ou em outro centro referenciado nos estados de São Paulo e Paraná, ambos custeados pelos entes públicos.

A ação civil pública visando tutela provisória cautelar de urgência em caráter antecedente também havia determinado multa diária de R$ 10 mil por paciente, caso não fossem retomadas as cirurgias cardiológicas e vasculares no município.

Com a regularização do serviço, a equipe de cirurgia vai manter aproximadamente 25 cirurgias de alta complexidade e mais 15 procedimentos invasivos em média por mês no HE que é a única unidade de saúde credenciada pelo Ministério da Saúde no Município.

Comentários