Cidades / Região

Hemocentro precisa com urgência de sangues O+, O- e A-

O Hemocentro de Dourados enfrenta déficit no banco de hemoderivados, já que o frio e a gripe têm afugentado os doares. Nas últimas semanas, as coletas chegaram a cair pela metade.

Segundo a assistente social, Rosa Fernandes, estão em falta especialmente os sangues dos tipos O+, O- e A-. As demais tipagens são bem vindas, já que a tendência, a partir de agora, é faltar hemoderivados para atender pacientes crônicos e as cirurgias eletivas que devem aumentar no próximo período de férias, em Dourados e municípios adjacentes.

O atendimento para coleta de sangue agora é das 7h às 12h30, em dias úteis. Grupos interessados em doar sangue aos sábados, precisa encaminhar ofício com dois meses de antecedência já que a abertura do hemocentro neste dia requer autorização do Hemosul, em Campo Grande.

Os doadores devem se apresentar portando um documento oficial com fotografia - RG e o cartão SUS, estar em boas condições de saúde, descansado e bem alimentado, pesar mais de 55 quilos e ter entre 18 e 67 anos. O limite para a primeira doação é aos 60 anos. Menores entre 16 e 17 anos de idade, podem ser aceitos com autorização do responsável legal.

Os colaboradores não devem ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, não fumar um hora antes e após, tomar café da manhã e evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

Intervalo para doações O intervalo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens, que podem doar até 4 vezes ao ano, e de três meses, mulheres (3 vezes anuais).

Não podem doar Não pode doar sangue quem teve hepatite após 11 anos de idade, doença de Chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que têm relações sem o uso de preservativo, pessoas que compartilham seringas ou fazem uso de drogas injetáveis ilícitas, as infectadas pelo HIV e seus parceiros.

Devem aguardar para doar Quem se submeteu a transfusão de sangue deve aguardar um ano; a tatuagem, maquiagem definitiva, piercing, de 6 a 12 meses; cirurgias, de 3 meses a 1 ano; endoscopias, 6 meses; parto normal ou cesariana, 12 semanas. Quem amamenta, deve esperar um ano após o parto.

Os pacientes de dengue clássica devem aguardar um mês após a cura para doar sangue. Já, quem teve dengue hemorrágica, seis meses.

Os que tiveram Doença sexualmente transmissível (DST) precisam esperar um ano, após a cura.

A gripe deixa inapto o doador por sete dias, após o fim dos sintomas.

Após vacinação Antirrábica (após a mordedura) - 1 ano; antirrábica (preventiva) - 4 semanas; Antitetânica - 48 horas ; BCG - 4 semanas; Febre Amarela - 4 semanas; gripe - 4 semanas; H1N1/Gripe - 4 semanas; Hepatite A e B - 48 horas; Rubéola - 4 semanas; Sarampo - 4 semanas; Varicela - 4 semanas; HPV - 48 horas.

Exames gratuitos O Hemocentro de Dourados segue protocolo do Instituto Fiocruz para testagem dos sangues colhidos. Todo material retirado de doadores passam por exames gratuitos antes da utilização dos hemoderivados para pacientes.

Os exames são: Tipagem Sangüínea, Doença de Chagas, Sífilis, Hepatites B , Hepatite C, HIV I e II , HTLV e Hemoglobina S.

***SERVIÇO O Hemocentro de Dourados fica na Rua Valdomiro de Souza, 295 – Vila Industrial – anexo ao Pronto Atendimento Médico (PAM).

Horário de Atendimento

A coleta de sangue e entrega de resultados ocorre em dias úteis, das 6h30 e 12 horas.

Telefone: (67) 3421 – 4192 ou 3424 – 0400/e-mail: hemocentrodourados@hemosul.ms.gov.br

fonte: Dourados Agora

Comentários