Cidades / Região

HU de Campo Grande retoma consultas para cirurgia bariátrica

Hospital Universitário de Campo Grande retomou as consultas para voltar a fazer cirurgia bariátrica nesta segunda-feira (7), despois de 2 anos de suspensão. Só no HU são quase 100 pacientes na fila de espera. Adriana Ramos da Silva, que aguardava há 7 anos pela cirurgia, foi a primeira a ser atendida.

Adriana foi um bebê gordinho que nasceu com cerca de cinco quilos. Adulta, o trauma de perder um filho a deixou deprimida e para esquecer o sofrimento ela comia compulsivamente. Para piorar a situação, dois anos atrás ela caiu e quebrou o pé e nunca mais andou.

A consulta hoje foi na ambulância no pátio do Hospital Universitário. O médico foi conversar com a paciente ali mesmo, para evitar o risco de levá-la na maca para o ambulatório.

Aos 33 anos, Adriana pesa 240 quilos. O médico afirma que o cuidado com a alimentação é o primeiro passo no tratamento. A família precisa ajudar o paciente a perder peso.

Em junho, o MSTV mostrou o drama de Adriana. Ela estava há 7 anos tentando fazer a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas as cirurgias estavam suspensas. O tratamento particular custaria mais de R$ 35 mil e a família não tinha condições de pagar. Ela mora em São Gabriel do Oeste e lá conseguiu pelo SUS, o acompanhamento com nutricionista e agentes de saúde que vão à casa dela.

"Desde os 26 anos eu tô tentando fazer essa cirurgia e a gente não tem condições de pagar. Eu fui na Santa Casa entrei na fila, levei o laudo e fiquei aguardando, mas eles nunca me chamaram", afirma Adriana. A Santa Casa informou que está em negociação com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para retomar as cirurgias. De acordo com a Sesau, 390 pessoas aguardam por consulta para avaliar necessidade de cirurgia e 90 pessoas aguardam o procedimento.

Comentários