Dourados MS

IFMS Dourados oferta cursos gratuitos para terceira idade

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta até dezembro um projeto de extensão sobre inclusão digital para a terceira idade, em parceria com a Prefeitura Municipal. Por meio dele, 20 frequentadores dos centros de convivência da cidade recebem aulas sobre utilização de computadores e acesso à internet.

“O uso do computador por pessoas de terceira idade é muito positivo para interação social e também para estímulo do raciocínio e da memória. O projeto tem como objetivo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida no contexto social e econômico dos idosos, contribuindo para o resgate de valores culturais, da autoestima e da alegria de viver”, apontou a professora do campus Natalli Falleiros, coordenadora do projeto.

O curso de informática é realizado desde agosto, para duas turmas. Em cada uma delas, dez idosos – com idade igual ou superior a 60 anos – são atendidos.

As aulas são ofertadas às quartas-feiras, das 7h às 8h30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria Martiniano de Brito, no bairro Parque das Nações, e das 13h30 às 15h, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Andrés Chamorro, do bairro Água Boa.

‘Inclusão Digital na melhor idade: o processo de construção da identidade digital dos centros de convivência do idoso de Dourados’ é resultado do termo de cooperação entre o IFMS e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Aprendizado

De acordo com a professora Natalli, o curso é básico porque a maior parte dos alunos nunca usou computadores. “Eles melhoram a coordenação motora, por meio de jogos lúdicos, para aprender a usar o mouse, por exemplo, e têm aulas de digitação para conhecerem o teclado, saber onde estão as teclas. Também irão aprender a navegar na internet, fazer buscas e entrar em redes sociais”, explicou a professora.

A aluna Olívia de Jesus Oliveira, 62, é uma das estão tendo esse primeiro contato. “É meio difícil, mas estou gostando. Estamos aprendendo a abrir pastas, arquivos e documentos. Entro na internet apenas pelo celular, com a ajuda dos meus netos. Quando acabar o curso, quero conseguir usar a internet pelo computador sozinha”.

Já o aluno Sérgio Olavo Goeller, 64, usava o computador no escritório de advocacia em que trabalhava. Afastado por motivo de doença, ele pretende aprender a usar a internet para que possa voltar ao mercado de trabalho.

“Tenho interesse em aprender para poder trabalhar, é muito importante. Eu me interesso mais pela internet, para buscar processos, por exemplo. Depois do curso, pretendo comprar um computador”, afirmou o idoso.

Outra parceria – Desde agosto, o campus também oferta em parceria com a Prefeitura o curso de Operador de Computador, a jovens em situação de vulnerabilidade social, já atendidos por um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

A qualificação profissional também é oferecida a estudantes participantes do Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA).

Ambas as ofertas são realizadas por meio de termo de cooperação técnica.

Campus

Em Dourados, o IFMS funciona provisoriamente na Escola Estadual Presidente Vargas.

Entre a oferta de cursos estão o de Auxiliar Administrativo, Condutor Cultural Local e Desenhista de Produtos Gráficos Web. Pela educação a distância, são oferecidos os cursos técnicos subsequentes em Agente Comunitário de Saúde, Serviços Públicos e Administração, além do curso de inglês, ofertado pelo Programa Rede e-Tec Idiomas.

A construção do campus definitivo, localizado na Rua Filinto Muller, 1.790, no Jardim Canaã I, já está em fase de finalização.

O prédio ocupa uma área de 50 mil m². São dois blocos de 1.546 m² cada, com oito salas de aula e quatro laboratórios, além da quadra poliesportiva e biblioteca. A obra foi orçada em R$ 6,5 milhões.

Atualmente, pela primeira vez a unidade está ofertando 80 vagas no curso técnico de nível médio integrado em Informática para Internet, pela Exame de Seleção 2016, para ingresso no primeiro semestre do ano que vem.

Comentários