Cidades / Região

Integração ajuda a viabilizar a agricultura na região leste de MS

O uso de sistemas integrados de produção, como o lavoura-pecuária (ILP), está ajudando a viabilizar o aumento da área agrícola na região leste de Mato Grosso do Sul, segundo pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste.

A região, conforme a Embrapa, possui solo arenoso e chuvas distribuídas de forma irregular durante o ano, o que dificultava o cultivo de diversas culturas nesta área do estado.

Mas depois de oito anos de trabalho com soja, pastagem e pecuária, profissionais de instituições de pesquisa e de universidades, como a própria Embrapa e a Unesp, demonstraram a viabilidade da agricultura na região.

Um dos principais resultados deste trabalho, conforme a Embrapa, foi o desenvolvimento de um sistema de ILP, batizado de São Mateus, que foi a propriedade onde os pesquisadores realizaram os estudos.

A diferença primordial desse sistema (validado após cinco anos de experimentos) é que, ao invés de rotacionar soja-pastagem-soja, o plantio direto é feito realizado pela sequência de soja-pasto-pasto-soja.

Porém, antes de implantar a lavoura, é feita a correção química e física do solo formada uma palhada para o plantio direto da sequência de soja, pasto, novamente pasto e a volta da soja ao solo.

O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, diz que a região possui grande potencial de desenvolvimento e precisa de estímulo para incentivar outros produtores. “É por isso que a Embrapa está planejando ter um ponto focal em Três Lagoas para colaborar com o desenvolvimento da região”, concluiu.

Comentários