Cidades / Região

Isolados por causa da ponte, produtores não tem como escoar a safra

Produtores rurais de Jardim, estão preocupados com o desabamento da ponte sobre o rio dos Velhos, em Jardim.

A queda da estrutura deixou uma parte dos produtores rurais isolados, impedindo que possam escoar a safra de soja, de levar os animais para abate, além de realizar outros serviços que dependem do trânsito pela ponte. Alguns produtores que não têm armazéns estimam que terão altos prejuizos já que não conseguem tirar a soja da propriedade.

O prefeito de Jardim, Guilherme Monteiro, estima que no prazo de uma semana os produtores rurais isolados com a queda da ponte terão condições de escoar sua produção e soja e boi gordo por meio de um desvio que está sendo aberto na região conhecida como Água Amarela. Maquinários da Agesul e da Prefeitura implantam e encascalham o novo acesso em um banhado de três quilômetros para garantir a passagem de caminhões.

O governador Reinaldo Azambuja recomendou à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) urgência na tramitação do processo pericial que apontará as causas do desabamento parcial da ponte de concreto sobre o rio dos Velhos, em Jardim. A medida é necessária para que o Estado acione a empreiteira responsável, a Sipav Engenharia, e determine a execução imediata dos reparos recomendados na sua estrutura.

A Agesul abriu processo para contratação direta de um perito para investigar os problemas técnicos na fundação de um dos jogos de esteio da ponte, inaugurada em 2014, cuja estrutura não suportou a força da correnteza do rio durante forte temporal que caiu na região, há uma semana. De posse do relatório da perícia, a Agesul convocará a Sipav Engenharia para corrigir as falhas e liberar a ponte ao tráfego, cuja interrupção isolou importante região de Jardim.

Comentários