Cidades / Região

Macaco é encontrado ferido em MS e levanta suspeita de febre amarela

Moradores de uma propriedade rural no município de Três Lagoas encontraram um macaco, da espécie bugio, com vários ferimentos no corpo e acionaram a Polícia Militar Ambiental (PMA). O animal foi recolhido pelos militares e levado para coleta de sangue que deve confirmar suspeita de febre amarela.

Segundo o Campo Grande News, o veterinário e coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) em Três Lagoas afirmou que aparentemente as marcas de ferimentos se assemelham a mordidas. "Mesmo assim, principalmente pela quantidade de ferimentos, o animal foi recolhido e levado para o quartel local da PMA para coletarmos amostras de sangue que serão analisadas para constatar se há o acometimento por alguma doença", afirmou Hugo Nogueira Faria

O material coletado deve ser encaminhado ainda nesta quarta-feira (24) para Campo Grande onde passará por análise,

OUTRO CASO — Outro caso provocou temor em moradores de uma outra propriedade rural, desta vez entre Rio Brilhante e Maracaju, após terem encontrado um animal morto. O macaco foi recolhido e amostras coletadas do animal morto serão enviados para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo (SP) e não há prazo para retorno dos resultados.

MS IMUNE — De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, no Mato Grosso do Sul não há evidências de casos da doença que está movendo um alerta em várias regiões do País. Doses da vacina contra febre amarela foram distribuídas para os municípios.

Apesar disso, dos 145 casos ocorrentes no País, três são de pessoas que podem ter sido contaminadas em MS. A SES informou que em nenhum momento foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre as investigações e que foi pedido esclarecimentos sobre os fatos.

Quem transmite a doença não é o macaco e sim o mosquito. O macaco é apenas um indicador da circulação do agente transmissor.

Comentários