Bloqueio MS-156

Operação para desobstrução de vias tem correria, confusão e bombas na Reserva Indígena

BLOQUEIOS Operação para desobstrução de vias tem correria, confusão e bombas na Reserva Indígena; vídeo 27 novembro 2024 - 10h52Por Cristina Nunes  Clima é tenso nas proximidades da MS-156 - Crédito: Reprodução BLOQUEIOS Operação para desobstrução de vias tem correria, confusão e bombas na Reserva Indígena; vídeo 27 novembro 2024 - 10h52Por Cristina Nunes Clima é tenso nas proximidades da MS-156 - Crédito: Reprodução

O clima é tenso na rodovia MS-156, entre Dourados e Itaporã, na manhã desta quarta-feira (27), onde tropas de choque foram enviadas para cumprir um mandado judicial de desobstrução. Manifestantes indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó, que bloqueiam a via desde segunda-feira (25), resistiram à chegada da polícia, resultando em confronto direto.

Segundo informações apuradas, a tensão escalou rapidamente com a aproximação dos policiais. Bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram lançadas para dispersar os manifestantes, que reagiram tentando impedir o avanço da tropa.

Correria foi registrada no local, e vários vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o momento dos embates.

https://www.instagram.com/p/DC4RP8cxiag/

https://www.instagram.com/p/DC4LIsYRHlL/

Bloqueio total e protesto

O bloqueio na MS-156 começou na manhã de segunda-feira em protesto contra a crise de abastecimento de água na Reserva Indígena de Dourados. Os manifestantes exigem medidas definitivas, como a perfuração de poços artesianos, alegando que ações paliativas, como o envio de caminhões-pipa, não são suficientes para solucionar o problema.

Desde então, a rodovia permaneceu totalmente interditada, causando impactos significativos na região. O protesto vinha sendo realizado de forma contínua, sem liberação da via em nenhum momento, até a chegada da tropa de choque nesta quarta-feira.

Comentários