Saúde

Pela 2ª vez em menos de 60 dias, Dourados terá captação de órgãos para doação

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e localizada a 228 quilômetros de Campo Grande, Dourados terá nesta sexta-feira (10) a segunda captação de órgãos para doação em menos de 60 dias. Uma equipe da Central Nacional de Transplantes transportada num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) deve desembarcar ainda nesta madrugada no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira.

Os profissionais farão o procedimento de captação de órgãos no Hospital da Vida, maior de portas abertas para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) de toda a Grande Dourados, região com 800 mil habitantes oriundos de 35 municípios. É nessa unidade hospitalar administrada pela prefeitura que faleceu a doadora.

Conforme apurado junto à Secretaria Municipal de Saúde que Jandira Gonçalves Silva Martins, de 39 anos, moradora em Antônio João, deu entrada no Hospital da Vida no dia 4 passado, mas na quarta-feira (8) faleceu vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ainda não é possível saber quais órgãos serão captados, porque essa avaliação será feita pelos médicos da Central Nacional de Regulação.

No dia 11 de janeiro, uma aeronave da FAB trouxe à segunda maior cidade do Estado uma equipe médica com profissionais de Goiânia, capital de Goiás, e de São Paulo. Eles desembarcaram às 6h30 e durante a manhã captaram fígado, córneas e rins de Roberto Aparecido Ramos, agente da Guarda Municipal de Dourados que teve morte cerebral confirmada dois dias antes no mesmo hospital.

Naquela ocasião, o fígado captado do doador douradense foi levado para um morador no Acre que estava na fila de espera da central nacional de regulação. As córneas do doador foram levadas para Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e os rins tiveram como destino paciente em São Paulo.

Comentários