Uma das principais potências do poker da Região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul tem representantes de peso no cenário nacional, conta com o melhor competidor do BSOP — Campeonato Brasileiro de Poker — e demonstra progresso e desenvolvimento nesse esporte da mente.
A Federação do Mato Grosso do Sul de Texas Hold'em (FTHMS), criada em 2009 e filiada à Confederação Brasileira de Texas Hold'em (CBTH), tem importante participação no crescimento do poker em solo sul-mato-grossense. Seu principal papel se dá na organização e criação de eventos internos. Também é importante ressaltar que outros Estados, como Santa Catarina e São Paulo, por exemplo, já provaram que com uma federação de poker estadual bem estruturada é possível atingir grandes metas nesse esporte.
2018 marcou a volta do Mato Grosso do Sul ao Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). O Estado chegou a ficar longe da disputa por dois anos seguidos, o que possivelmente não ajudou a progredir a imagem do poker local nesse período em que esteve longe do evento. Portanto, ter retornado ao CBPE foi muito importante para promover o poker sul-mato-grossense.
Organizado pela CBTH, o CBPE é o evento por equipes mais relevante da América Latina e conta com os melhores competidores do país representando as cores da bandeira de seus respectivos Estados.
Na última edição do evento, que teve o Paraná como o grande campeão, o time sul-mato-grossense foi representado pelos competidores Saulo Sabioni, Tião Sasaki, Andressa Guarda, Lucas Rossato, Lincon Freitas e Marco Arruda.
Saulo Sabioni é a referência do Estado
Principal nome do poker do Mato Grosso do Sul e atual líder do Ranking BSOP, Sabioni é o melhor competidor do Brasil na atualidade e conseguiu grandes feitos em 2018. Logo em fevereiro, no pontapé inicial da atual temporada, o competidor de Campo Grande começou com pé direito ao superar mais de 80 competidores e vencer o 6-Handed Knockout Turbo — torneio importante que foi disputado no BSOP São Paulo.
Três meses após o bom começo em solo paulista, Sabioni voltou a brilhar em uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker. No BSOP Natal, ele fez história ao conquistar o Main Event da etapa nordestina.
Com o feito, Sabioni tornou-se o único brasileiro a ter duas conquistas de Main Event na história do circuito. A primeira conquista de Main Event veio meses antes, em dezembro de 2017, no BSOP Millions — etapa que marcou o encerramento da última temporada.
“Foi demais (a volta para o Mato Grosso do Sul após o título em Natal), a galera do time é muito animada, pessoal ficou em êxtase lá em Campo Grande. Tem grandes competidores no Mato Grosso do Sul, mas é um Estado com pouca repercussão comparado a outros grandes centros, então o pessoal se impressiona mesmo.
O BSOP dá muita repercussão, pessoas que nem entendem de poker, mas acompanham as redes sociais, então todo mundo fica sabendo, comenta, é muito satisfatório ter esse reconhecimento”, comentou o líder do Ranking BSOP.
Atravessando o melhor momento da carreira, o sul-mato-grossense está com a faca e o queijo na mão para ser o campeão brasileiro de 2018. Sabioni chegará ao BSOP Millions, última etapa do Campeonato Brasileiro de Poker, que acontecerá entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro no WTC Sheraton São Paulo, na liderança do Ranking BSOP com incríveis 3.077 pontos.
Com vantagem considerável sobre o paulista Paulo Gini, vice-líder na disputa com 2.525 pontos, o competidor de Campo Grande está em situação confortável para conquistar o inédito título do circuito de poker mais importante da América Latina. Caso ele concretize o favoritismo, Sabioni será o primeiro sul-mato-grossense a conquistar esse título.
Comentários