Cidades / Região

Polícia liga integrantes de facção a dois roubos de caminhões

Três internos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) e integrantes de quadrilhas recém desarticuladas no município foram apontados como responsáveis por dois roubos a caminhões na região, nos chamados golpes do ‘falso-frete’. Eles fazem parte de uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios brasileiros.

Os casos, segundo a Defron (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira) tiveram as participações de Alexsandro da Silva, o ‘Pepe’, 30, Felipe Flacão Mendes, 24, o ‘Macaco’ e Dione Quirino de Souza, 25, conhecido como ‘Dezoito’.

Os dois primeiros acabaram presos após ações policiais nos dias 30 de abril e 14 de maio, respectivamente.

Conforme a Defron, um dos roubos com a participação do grupo ocorreu no dia 13 de setembro de 2013, quando a vitima proprietária do caminhão baú Ford/F4000, cor branca, placas BUD-1236 de Dourados, foi contratada para fazer um frete de mudança no distrito de Montese, em Itaporã, relembre aqui.

Ao se dirigir para o local combinado, o motorista foi rendido por Sidiney Martins da Silva, o ‘Maninho’ e Anselmo Gonzales, conhecido como ‘Paraguaio’. Em seguida, foi levado para uma mata e mantido amarrado por quatro horas. A ação foi orquestrada por Pepe, que residia em Itaporã na época, o qual deu suporte e participou da venda do veiculo no Paraguai.

Anselmo foi preso em flagrante por roubo dois meses após o fato e atualmente cumpre pena na PED, enquanto Sidiney foi morto a tiros no dia 22 de julho de 2014 em uma conveniência na rua Major Capilé, Jardim Caramuru.

O outro roubo ocorreu em 1º de outubro do ano passado, quando a vítima, residente na cidade de Paranaíba, foi contratada para realizar um frete de Dourados até o município de Aparecida do Taboado. Ao chegar na cidade com seu caminhão VW/8120, cor branca, ano 2006 placas KAN-2516, o condutor foi rendido por Felipe Flacão e outras duas pessoas ainda não identificadas, sendo mantido amarrado por três horas.

De acordo com a Defron, o fato foi orquestrado pelos internos da PED, Paulo Alberto Marques, o Paulinho D2, e Dione Quirino.

O veiculo foi recuperado pela Policia Militar de Ponta Porã quando estava prestes a atravessar a fronteira, tendo o motorista fugido. Os três confessaram suas participações no crime.

Todos os envolvidos pertencem a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios brasileiros. Os policiais continuam nas diligencias para poderem identificar outras pessoas envolvidas nos fatos, bem como apurar a participação dos mesmos em outros crimes ocorridos na região de fronteira.

A Defron disponibiliza os números telefônicos 0800-647-6300 e (67) 3425-1086 para denúncias e informações sobre crimes, considerando o anonimato do denunciante.

Comentários