servir e proteger

Polícia Militar completa 176 anos de atuação no Estado

O Progresso

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul comemorou no dia 04 de setembro, mais um ano de existência e trabalho no Estado. A história da PM começou em 1835 com o Corpo Policial Homens do Mato. Os homens do mato deram lugar à força policial que foi evoluindo até chegar ao modelo atual.

A divisão do Estado foi um marco para a instituição que passou a se chamar Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O batalhão e quatro companhias independentes deram lugar a 16 batalhões, a seis companhias independentes e a um esquadrão independente responsáveis pela segurança de quase dois milhões de pessoas em todo Estado.

Anualmente, a PM promove capacitações para atualização e promoção de integrantes da tropa. São cursos de Formação de Sargentos, Formação de Cabos, Aperfeiçoamento de Sargentos, Habilitação para Oficiais Administrativos, Aperfeiçoamento de Oficiais, além da frequência em cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A PM também investe em equipamentos e tecnologias. Nos últimos cinco anos, foram adquiridos modernos armamentos, computadores e viaturas para darem a logística necessária ao atendimento. Isso sem contar o uso de notebooks e tablets nas viaturas para agilizar a checagem de dados de pessoas e veículos abordados. Parcerias têm sido fundamentais nesse sentido.

O trabalho diário ainda pode ser visto em números e pesquisas. Nos últimos cinco anos, foram apreendidos mais de 200 toneladas de entorpecentes, 1.152 armas de fogo, 900 mil pacotes de cigarro e presas em flagrante quase nove mil pessoas. O Mapa da Violência, divulgado em julho, mostrou a evolução.

A Cidade Morena teve a segunda maior redução de mortes por arma de fogo em dez anos, atrás apenas de São Paulo, tornando-se a 6ª capital mais segura no ranking. “Isso é reflexo do nosso serviço diário de abordagem, checagem, operações, policiamento ostensivo-preventivo e também do apoio da população que nos municia com informações diariamente”, avaliou o comandante do policiamento metropolitano, coronel Evaldo Iahn Mazuy.

A PM desenvolve os projetos Proerd, Proerces, Patrulha Mirim, Cematran, Ciptran Portas Abertas, PARA, Equoterapia, Tiro Adaptado, Bom de Bola Bom na Escola e Banda de Música Mirim. Em comum a inserção social de crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais.

A gestão compartilhada é a fórmula utilizada pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul para alcançar sucesso na segurança pública. Diariamente, ações de polícia comunitária são desenvolvidas para aproximar PM e moradores, aumentando a relação de confiança e cumplicidade entre poder público e sociedade.

Em mais um aniversário, a PM/MS se mostra cada dia mais moderna e atenta às necessidades da população sul-mato-grossense. Com atividades que extrapolam o policiamento, a instituição tem contribuído efetivamente para o crescimento do Estado. E, a maior razão do sucesso é o policial militar.

“É graças ao esforço de cada um que podemos comemorar hoje. É por causa da dedicação de cada policial militar que temos um Estado seguro. Sou filho de praça e sei, desde criança, o sacrifício do PM que sai de casa todo dia para trabalhar e colocar a vida do outro em primeiro lugar. É esse policial que merece nosso reconhecimento em mais um cinco de setembro. A cada policial militar que trabalha com vontade e dedicação, mesmo com todos os obstáculos, meus agradecimentos”, finalizou o comandante-geral da PMMS, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Comentários