O prefeito do município de Corumbá, cidade distante 610 quilômetros de Dourados, Ruiter Cunha, do PSDB, teve mandato cassado nesta semana por improbidade administrativa e inelegibilidade, pela juíza da da Vara de Fazenda Pública e de Registros Público de Corumbá Dra. Luiza Vieira Sá de Figueiredo.
Segundo o portal Correio do Estado, a ação é desde 2014 e o prefeito condenado tem vários outros processos de improbidade tramitando na Justiça e ainda um processo criminal de Peculato.
A investigação apontou que Ruiter, o ex-secretário Executivo de Receita e Finanças Daniel Martins Costa, José Antônio Assad e Faria e Lamartine de Figueiredo Costa, ex-secretários de Assistência Social, teriam alterado a administração municipal sem que Conselho Municipal de Saúde tivessem conhecimento, conforme determina a normatização do Sistema Único de Saúde, SUS, modificando a gestão do Sistema Único de Saúde Municipal.
Os envolvidos terão direitos políticos suspensos por cinco anos e deverão ressarcir ao município multa cívil de 10 vezes o valor da última remuneração. Também foram suspensos os benefícios ou incentivos fiscais por três anos.
A solicitação para condenação dos crimes foi feito pelo promotor Luciano Lara Leite, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, MPE-MS, em ação levada à Justiça em março de 2014 e é referente à gestão anterior, de 2004 a 2012.
Comentários