Cidades / Região

Procon aponta queda de 12% em preços de medicamentos em Dourados

O Procon divulgou nesta segunda-feira (15) nova pesquisa de preços de medicamentos em Dourados referente ao mês de agosto, com a constatação de queda de aproximadamente 12% nos valores em relação a média da realizada em julho. O órgão mostrou ainda que a diferença nos preços chegou até 166,22% em um item.

Outro medicamento que conta com bastante "saída", foi constatado a variação de 162,11% nos valores, com um mínimo de R$ 6,65 e máximo de R$ 15,49.

Para o levantamento, oito drogarias da cidade foram pesquisadas, sendo um total de 68 medicamentos, 35 de referência e 34 genéricos ou similares, avaliados para os dados.

Na análise, foram escolhidos estabelecimentos de médio e grande porte aleatoriamente, levou-se em conta o preço a vista com desconto máximo para o cliente comum.

Os preços dos medicamentos necessitam de aprovação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e os reajustes dos medicamentos ocorrem anualmente.

A última publicação foi a Resolução nº 1, de 14/03/2016 da CMED, que dispõe sobre a forma de definição do Preço do Fabricante (PF) e do PMC (Preço Máximo ao Consumidor) dos medicamentos, estabelece a forma de apresentação do Relatório de Comercialização à CMED, disciplina a publicidade dos preços dos produtos farmacêuticos e define as margens de comercialização desses produtos.

Comentários