“A partir de agora mudamos completamente a forma de comercialização de veículos usados em Mato Grosso do Sul com muito mais segurança e comodidade para os clientes”. Dessa forma o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Trindade, oficializou o lançamento do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque) na manhã desta quarta-feira (20).
Na ocasião, Rudel ressaltou que o Detran/MS é o primeiro do País a efetivar a implementação do sistema, que vai garantir maior segurança e economia aos proprietários de veículos que desejam disponibilizar seus bens para venda em garagens e concessionárias.
“Aquele sistema antigo em que você ia na concessionaria ou no garagista para comprar um carro novo e deixava o seu, mas não transferia, muitas vezes assinava uma procuração ou um recibo em branco, isso vai acabar. O sistema vai trazer uma segurança maior porque naquele momento em que você está vendendo o seu carro usado, ele será automaticamente baixado do seu nome e entrará para o estoque da empresa, representando ainda uma redução de custo enorme”, explicou o diretor.
A economia se dá por conta de uma Lei Estadual aprovada em novembro deste ano que reduz o valor da taxa de transferência para revendas em 90%.
“A implementação por parte do governo do Estado, do MS Digital foi fundamental neste ano de pandemia. Foi nesse momento em que nós vivemos um avanço muito grande no Detran em aplicativos e facilidade de cidadão”, concluiu.
Na ocasião, o vice-presidente da Fenabrave MS (Federação Nacional das Distribuidoras de Veículos Automotores – Mato Grosso do Sul), Cristiano Gionco, afirmou que o lançamento é bastante significativo para o Estado uma vez que representa economia para todos e segurança nas transações. “Agilidade, transparência, segurança. Hoje em dia, transacionar um carro usado acontece com uma transferência imediata. A pessoa sai da loja com tudo certo”, afirmou.
Para o secretário adjunto de Gestão e Estratégica do governo, Flavio Cesar Mendes, esse foi um dia histórico. “Mais um marco para o Mato Grosso do Sul e nós testemunhamos esse momento de transformação. Uma das diretrizes do governo sempre foi a modernização e todos os esforços estão sendo concentrados nesse sentido, para que através do MS Digital possamos estreitar cada vez mais a relação do governo do Estado com as pessoas, desburocratizando e prestando um serviço mais eficiente. O Denatran conceitua o Detran de Mato Grosso do Sul como um dos Estados mais preparados para ser o pioneiro desse sistema e isso nos orgulha muito e mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.
Garantia de segurança e credibilidade
“Muito além da transferência digital que facilita a vida dos consumidores e envolvidos com empresas que compram e vendem veículos usados, o trabalho da Tecnologia da Informação do Detran-MS para a implantação do Renave é garantia de segurança nas transações comerciais, credibilidade na prestação de serviços, economia e mobilidade”. A fala é do diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Alencar.
Para ele, o maior desafio na implantação do novo sistema foi conseguir atender aos prazos estipulados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) devido à concorrência com outras demandas de cunho normativo que estavam em andamento no período de novembro e dezembro do ano passado.
Segundo o diretor, é mais um ponto positivo e de destaque para o Mato Grosso do Sul, que tem conseguido atender às demandas do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de forma alinhada às diretrizes apresentadas e seguindo a linha da evolução digital como maneira de apresentar facilidades ao cliente.
Em vídeo, o diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Frederico Carneiro, se manifestou sobre o lançamento do Renave. O Detran-MS tem sido importante parceiro do Denatran no processo de transformação digital dos serviços de trânsito. O Renave é ferramenta que vai auxiliar o cidadão, os lojistas, revendedores e concessionárias nas transações de compra e venda de veículos com um processo mais simples, rápido, barato e eficiente, que vai trazer à legalidade essas transações de compra e venda de veículos usados”, concluiu.
Para a diretora de Controle e Registro de Veículos do Departamento, Loretta Figueiredo, “ganha o cliente e também a empresa”, que vai estar evitando fraudes. Antes tinha aquele contrato de gaveta e não tinha como transferir ou obrigar a empresa a transferir. Agora temos uma garantia de procedência do veículo e um controle dos antigos donos. Teremos facilidade e desburocratização, diminuindo também, as idas e vindas a cartórios, entre outras coisas”, explicou.
O credenciamento para novas empresas está aberto junto ao Detran-MS por meio do portal de serviços www.detran.ms.gov.br.
Comentários