O Rio Vacaria, que passa pelo município de Rio Brilhante, e é usado como local de boa pescaria ou como diversão para se refrescar em suas águas, também já deixou muitas famílias enlutadas nos últimos anos.
O rio que tem sua nascente no município na cidade de Sidrolândia, corre sentido leste e deságua formando o rio Ivinhema. Nas suas margens concentra-se uma expressiva atividade agropecuária, fazendas, sítios e o Distrito de Prudêncio Thomaz. Alguns afluentes do rio Vacaria são: rio Desbarrancado, rio Sal Amargo, rio Lambari, rio Quilombo, córrego Saltinho, córrego Taquarussu, córrego Alegre, córrego Alvorada, córrego Sapé, córrego Antinha e córrego Caçadinha.
No passado até deu nome a essa região, como Terras de Vacaria.
Nos últimos cinco anos, foram cinco mortes de pessoas por afogamento, em sua extensão que passa por fazendas, usinas, distrito, e segue seu curso.
Suas águas aparentemente calmas, ao alcance dos olhos, em alguns pontos esconde locais em que sua correnteza dificilmente é superada pela força humana ou os chamados ''Poções'' local com profundidade fora do alcance dos pés.
RELEMBRE CONOSCO
No mês de Setembro de 2010, o jovem Jose Maria Rodrigues Pereira de 22 anos, natural de Caculé na Bahia, foi tragado pelas águas do Vacaria durante alguns segundos de descuido. Seu corpo foi resgatado três dias depois. Ele que veio para Rio Brilhante em busca de uma vida melhor, trabalhando na usina, acabou retornando para sua terra natal de uma maneira já mais imaginada pela família.
Em Novembro do mesmo ano, mais uma tragédia marcaria o município. Durante uma pescaria com amigos o construtor, Luiz Carlos Siqueira 49 anos morador em Rio Brilhante, perdeu a vida depois que o barco onde estava virou e ele sem saber nadar, segundo informações da época, não conseguiu vencer o velho Vacaria, e aquela seria sua ultima noite de pesca com os companheiros. Seu corpo foi localizado cerca de 24 horas depois.
Agosto de 2012 o jovem empresario Thiago Santos Mores 26 anos, também havia tirado naquele momento para pescar no rio. O que o jovem empreendedor não sabia é que, sua vida chegaria ao fim naquela noite de segunda -feira. Tudo estava tranquilo e calmo nas águas do Vacaria, Tiago e amigos pescando, quando em um tempo insuficiente para uma possível reação de ajuda, Tiago se perde na água, ainda tenta se segurar mas é uma luta em vão e ele é levado pela força da tal correnteza. Seu corpo desaparece no Vacaria, e é encontrado cerca de 10 km rio a baixo.
Dezembro de 2013, morador em Nova Alvorada do Sul, Wellington Antonio Francisco 24 anos se tornou mais uma vitima, do rio que é bom de peixe e bom para o calor.Em um dia de pescaria também, Wellington se afogou e não consegui sair depois de lutar para pelo menos não morrer naquele dia. Que eu me lembro, foi comentado na época que Wellington,salvou uma outra pessoa que se afogava e perdeu a vida, por esse gesto de solidariedade.Seu corpo teria ficado preso no fundo do rio e foi encontrado no dia seguinte próximo ao local onde desapareceu.
E no caso mais recente, Osvaldo Jose da Silva, 47 conhecido como ''Nenzinho'' anos morador na usina Passa Tempo, foi ''engolido''pelo rio em um local conhecido como ''Poção da Jabuticaba'',nome de uma fruta doce e que margeia o rio naquele local. Seu corpo foi retirado das águas do Vacaria na tarde desta quinta-feira depois de 24 horas submerso, nas águas.
Em cada um destes casos, temos que lembrar de pessoas que deixaram historias de vida, e também de alguém que muito mais do que a própria profissão mas como solidários a ajudar estiveram em muitos destes locais, que são os Homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, que muitas vezes sem muita estrutura de equipamentos ou locomoção, estivaram aqui na nossa querida Rio Brilhante, mergulhando como foi hoje a tarde ou com barcos e bote descendo e subindo o rio que um dia deu nome a essas terras.
Vindos de Dourados ou Maracaju, sempre nos atende com atenção e humanidade. E de alguma forma ao resgatar, mesmo que sem vida um ser humano, acaba com a angustia e desespero de uma família que ate então, tinha esperanças de encontrar o pai o irmão o filho o marido o neto ou o amigo respirando. E também aqueles voluntários que quando chamados para fazer a sua parte nunca diz não.
Por tudo isso, é que quando for a esse rio de águas de cor escura e que tem locais que servem de cenário de um ''book fotográfico'', não se esqueça de que aquela velha frase pode ser muito importante ''todo o cuidado é pouco'', quando se trata do nosso belo e lindo Vacaria.
Suas águas, são servidas de bons peixes, ou refrescantes nesse calor, mas são também perigosas,e podem interromper sonhos de vida.
Comentários