O secretário de saúde Geraldo Resende disse que pelo menos dois enfermeiros da cidade de Nova Andradina que prestaram os primeiros atendimentos a idosa de 64 anos de Batayporã contraíram coronavírus.
A mulher, que tinha pneumopatia crônica, contraiu a doença de duas irmãs que tiveram na Bélgica. Como Batayporã não possui hospital, a paciente foi encaminhada no dia 16 para a unidade Cassems de Nova Andradina.
No hospital veio a suspeita que ela poderia estar com coronavírus, sendo coletado material para exame. Como o quadro clínica se agravou, teve de ser transferida, no dia 25, para o hospital Cassems de Dourados, com mais recursos.
Como a mulher veio para o segundo maior município do Estado com a suspeita da doença, a equipe do hospital, de pronto, tomou todas as medidas para evitar contaminação aos profissionais. A mulher morreu nesta terça-feira na UTI.
Conforme Geraldo Resende, o quadro clínico da paciente era grave. Pneumopatia é o termo utilizado para se referir a uma infecção pulmonar.
Dados atualizados
O novo boletim epidemiológico sobre o coronavírus divulgado na tarde desta terça-feira mostra quatro novos casos em relação a ontem. Dois deles em Nova Andradina, dos enfermeiros, município que, até então, não tinha casos confirmados. O terceiro caso é de Campo Grande e o quarto de Alcinópolis.
Com isso, sobe para 8 o número de cidades sul-mato-grossenses com casos de coronavírus registrados. Campo Grande é a que tem mais casos, com 37, seguida por Batayporã (3 casos), Dourados (2 casos), Nova Andradina (2 casos), Ponta Porã, Sidrolândia, Alcinópolis e Rio Verde de Mato Grosso (1 caso em casa município).
Comentários