Abandonou

Stropa solicita deixar função que ocupa na Agepen

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, confirmou na tarde de ontem a formalização do pedido de exoneração do cargo que ocupa na autarquia, encaminhada ao Governador do Estado, Reinaldo Azambuja. A homologação do pedido ocorreu depois de reunião que manteve, na manhã de ontem, com o Governador e os secretários de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e de Governo, Eduardo Riedel. Stropa ocupa o cargo desde 13 de abril de 2015.

Com férias programadas para o próximo dia 14 de fevereiro, Stropa se colocou à disposição para permanecer nas funções até o dia 10, caso, antes, não seja indicado um novo nome para assumir o cargo interina ou definitivamente.

O Governo não se pronunciou sobre o fato, no entanto, Stropa foi um dos alvos de buscas de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e, na reunião, falou da intenção de deixar o cargo "em caráter irrevogável e irretratável".

A solicitação acontece depois que o Gaeco cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Dourados, Campo Grande e Aquidauana no âmbito de operação que investigou ilegalidades cometidas durante a realização do Curso de Treinamento para Intervenção Rápida, Contenção, Vigilância e Escolta do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Girve), nome dado á operação.

Na tarde de ontem, através de nota enviada à imprensa, Stropa explanou os motivos que o levaram a fazer a solicitação. "O pedido tem por objetivo permitir que, tanto o Governo e a Sejusp, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, apurem, com total isenção e sem qualquer influência de sua parte, sua conduta à frente da Autarquia", diz o texto. O diretor alega ainda que "o exercício do cargo, infelizmente, extrapolou o seu sacrifício pessoal e atingiu a sua família".

Na carta, Stropa diz ter "a mais absoluta convicção de que todos os seus atos foram revestidos da mais perfeita legalidade e a certeza de que prestou um bom trabalho à frente da Instituição neste delicado momento pelo qual passa o sistema penitenciário nacional e estadual, plantando sementes e sonhos que, no tempo de Deus, produzirão bons frutos e trarão melhorias aos servidores e aos índices de ressocialização dos encarcerados".

Stropa lembrou que deixou a tranquilidade da aposentadoria e negócios particulares para contribuir com experiência no trato da Agepen. O diretor cita a honestidade e dedicação concedidas a um setor que, segundo ele, precisa de grande transformação. Ele agradeceu ainda a colaboração de todos os servidores, que fazem a grandeza da instituição, a toda a comunidade jurídica e ligada à atividade prisional que com ele se relacionaram no período em que esteve à frente da autarquia. Stropa também agradeceu à imprensa.

Antes de assumir o cargo na Agepen, Stropa atuava como operador do Direito, sendo juiz em Aparecida do Taboado, Fátima do Sul e Dourados e como substituto nas Comarcas de Campo Grande, Três Lagoas, Caarapó, Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante e Maracaju.

Em 2014 disputou as eleições como candidato a deputado federal pelo DEM (Partido dos Democratas) e obteve 7.196 votos, além de ser membro da Academia Douradense de Letras.

Comentários