Na tarde da última segunda-feira (6), o vice-reitor da UEMS Laércio Alves de Carvalho, acompanhado de alguns professores que atuam com agricultura familiar, receberam o deputado federal Zeca do PT em Campo Grande para o planejamento de ações de fomento à agricultura familiar. O projeto deve disponibilizar recursos federais, por meio de emendas dos deputados Zeca e Wander, na casa dos R$ 5 milhões, que poderão se juntar à contrapartida do Governo do Estado. "Os recursos são significativos e por isso procuramos parceiros estratégicos como a UEMS para executar conosco esse novo momento para agricultura familiar do Estado", afirmou o Deputado Zeca.
Os professores dos cursos da área de Ciências Agrárias participaram da reunião e apresentaram propostas que poderão contribuir para o fortalecimento do Programa proposto pelo Deputado, bem como a estrutura oferecida pela Universidade para assistência à agricultura familiar. "Conseguimos demonstrar as potencialidades da UEMS, principalmente na área de manejo de solo, piscicultura, leite, fruticultura, horticultura e produção agroecológica", comentou o vice-reitor, Laércio Alves de Carvalho.
A parceria prevê que a UEMS participe de fóruns e ofereça capacitação técnica, criando um diálogo com as mais de 70 mil famílias que representam a agricultura familiar no Estado, composta em grande maioria de assentamentos de reforma agrária, nas regiões de Ponta Porã, Nova Andradina, Nioaque e Itaquirai, e também famílias quilombolas, indígenas e pequenos proprietários das demais regiões do estado. "A UEMS já tem um histórico de apoio à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul e por isso tem grande interesse poder participar desse projeto. Isso nos ajuda a cumprir nosso papel de difusora do conhecimento por meio da Pesquisa e da Extensão, que neste caso vai atender diretamente ao encontro da demanda estadual", finalizou o vice-reitor.
Comentários