Universidade

UFGD decide aderir ao Sistema de Seleção do MEC com 50% das vagas

Fonte: DouraNews

As vagas da edição de 2014 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) só serão definidas no segundo semestre, mas o MEC (Ministério da Educação) já comemora a adesão de mais oito instituições que passarão a utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na seleção dos novos alunos. A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) é uma das que aprovaram, em recente reunião do Couni (Conselho Universitário), a abertura de 50% das vagas para os selecionados do Enem. “Até agora a Universidade tinha priorizado o acesso de alunos da nossa região; com o Sisu não é possível controlar isso”, justificou o coordenador do Centro de Seleção da UFGD, professor Irio Valdir Kichow ao Douranews. Além da Universidade da Grande Dourados, a UnB (Universidade de Brasília), a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a UFTM (do Triângulo Mineiro) e a Unila (da Integração Latino-Americana) no Paraná e mais três estaduais [a Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e a Fecea (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana] decidiram aderir ao sistema que usa as notas do Enem. Com isso, o Sisu espera abrir pelo menos 13 mil novas vagas a partir do Vestibular deste ano. Só em Dourados, as atuais 1.465 vagas oferecidas no Processo de Seleção serão acrescidas de novas 430 vagas. Isso porque, segundo Irio, o Plano de Expansão da UFGD prevê a abertura de quatro cursos novos nas áreas da Engenharia (Civil, Mecânica, de Aquicultura e de Computação), além de uma Licenciatura em Letras com habilitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e a Licenciatura em Ciências da Natureza, dentro do Pronacampo (Programa Nacional de Educação do Campo), iniciativa do Governo Federal que visa atender à população do campo. Também foi anunciada a ampliação do número de vagas para o curso de Medicina, que passa de 50 para 80, já no ano que vem.

Com o Sistema de Seleção Unificada, a UFGD se abre para atrair mais alunos de todas as regiões do Brasil. Atualmente, a Universidade já oferece cotas de 50% para os egressos das escolas públicas, aos alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo e pelo processo étnico na faixa de renda.

Sisu

Para concorrer às novas vagas de seleção nacional, os futuros acadêmicos da UFGD devem se inscrever na edição de 2013 do Enem até o dia 27 de maio. As provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro semestre deste ano, o Sisu ofereceu 129 mil vagas em 102 instituições do ensino superior, quase o triplo das vagas na primeira edição, de 2010, e o dobro de instituições, conforme levantamento do Ministério da Educação.

Comentários