VESTIBULAR 2016

UFGD encerra na terça-feira inscrição do vestibular 2016 para 962 vagas

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra, na terça-feira (17), inscrições do vestibular 2016. Segundo a instituição, são 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais.

Os cursos oferecidos são administração, agronomia, artes cênicas, biotecnologia, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências sociais, direito, educação física, engenharia agrícola, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia de alimentos, engenharia de aquicultura, engenharia de energia, engenharia de produção, engenharia mecânica, física, geografia, gestão ambiental, história, letras, matemática, medicina, nutrição, pedagogia, psicologia, química, relações internacionais, sistemas de informação e zootecnia.

As inscrições podem ser feitas até 17h (de MS) de 17 de novembro pelo site http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2016 . A taxa é de R$ 80.

As provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro em Campo Grande, Coxim, Dourados e Três Lagoas. Das 8h às 10h30, será a prova de redação; das 13h às 17h30, prova objetiva com as disciplinas de biologia, física, geografia, história, língua estrangeira, língua portuguesa, matemática e química.

O gabarito preliminar está previsto para sair às 17h do dia 7 de dezembro. O resultado final e a convocação para matrícula em 1ª chamada devem ser divulgados até o dia 15 de janeiro de 2016.

Cotas sociais Segundo a universidade, os candidatos têm duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo per capita.

Todas as vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais especificamente, esses 51,95% são a soma de 44,13% para pardos, 4,88% para pretos e 2,94% para indígenas.

Obras Para as provas do vestibular 2016, a UFGD indica a leitura dos seguintes livros: “Menino de engenho”, de José Lins do Rego; “Ficções do interlúdio”, de Fernando Pessoa; “Lucíola”, de José de Alencar; “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles; “Dois irmãos”, de Milton Hatoum, e “Beijo no asfalto”, de Nelson Rodrigues. Além dos livros, o filme “Terra Vermelha”, dirigido por Marcos Bechis, também faz parte da lista de obras exigidas.

Comentários