A pandemia de Covid-19 ainda não passou, a variante Ômicron se faz presente e infectando até quem já está 100% vacinado, então o melhor a fazer é ter cautela com os nossos planos de viajar pelo Brasil ou pelo mundo. Para quem consegue se conter, há boas alternativas de passear pelo destino sonhado sem sair de casa, assistindo filmes que retratam os lugares que gostaria de visitar.
Pode não ser a mesma coisa, evidente que não, mas certamente não terá que viver aglomerações em aeroportos e aviões, por exemplo, e não precisará gastar com passagens e hospedagens. Na era dos streamings, você não precisará gastar nem mesmo com locação de filmes, ou seja, bastará usar o controle remoto do seu aparelho de tevê e buscar o destino desejado. Além disso, estará um pouco mais experiente sobre os atrativos do lugar para quando for pessoalmente.
Listamos 8 dicas do blog Mala de Viagem com filmes para você se sentir em destinos famosos como Roma, Veneza, Londres, Paris, Nova York e Berlim, sem sair de casa:
1. Diários de Motocicleta (2004)
Gênero: Aventura/Drama. No filme acompanhamos a trajetória de Che Guevara e Alberto Granado, viajando da Argentina até Caracas, percorrendo 12.400 km de moto. Junto com os personagens, podemos visitar os Lagos Andinos, o Deserto do Atacama, Machu Picchu e várias outras pelas paisagens latino-americanas. Um excelente filme que, além de história, mostra muitas belezas da América do Sul.
2. A Praia (2000)
Gênero: Aventura/Drama. Se estiver com vontade de viajar para praia sem sair de casa, nada melhor do que um paraíso como a Tailândia. Richard (Leonardo Di Caprio) desembarca em Bangkok e conhece um casal de franceses e um escocês. Juntos resolvem explorar as praias da Tailândia e se deparam com uma ilha paradisíaca cheia de mistérios.
3. Comer, Rezar e Amar (2010)
Gênero: Romance: Estrelado por Julia Roberts e Javier Barden, o filme conta a história de Liz, uma americana que após desilusões com o casamento e trabalho, decide abandonar tudo e seguir uma jornada de viagens pelo mundo, buscando seu autoconhecimento. Além de Roma, a personagem explora outros lugares como Índia e Bali, na Indonésia. Durante sua estadia em Roma, Liz desfruta de uma jornada gastronômica e passa por vários pontos turísticos romanos como o Castelo Sant’Angelo, a Basílica de São Pedro e a Piazza Novona. No filme, ela também visita a cidade de Nápoles.
4. Sob o Sol da Toscana (2004)
Gênero: Comécia/Romance: Como o título já diz, a história acontece na região da Toscana. Frances mora em São Francisco e resolve viajar a passeio até a Toscana, após seu divórcio. Durante a viagem, Frances se apaixona pelo local e resolve comprar uma casa antiga e morar na região. O filme mostra as belíssimas paisagens da região e a forma de conviver das famílias italianas.
5. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
Gênero: Romance/Comédia: Apesar de não ser tão antigo, esse filme já pode ser considerado um clássico do cinema. O filme permite vivenciar o dia a dia no bairro de Notting Hill, onde foi realmente foi gravado.
William (Hugh Grant) é dono de uma livraria e inesperadamente recebe a visita da estrela de cinema Anna Scott (Julia Roberts). Os dois iniciam um relacionamento conturbado, em razão da fama de Anna. Depois do filme o bairro passou a ser ainda mais visitado e a porta azul em que acontece uma cena clássica do filme virou ponto turístico para fotos.
6. Meia noite em Paris (2011)
Gênero: Romance. Filme do renomado cineasta Woody Allen, conta a história de Gil, um roteirista de Hollywood que, ao viajar para Paris, redescobre um sonho antigo de ser escritor. Gil fica apaixonado por Paris e passa muito tempo caminhando para explorar a cidade. Alguns pontos turísticos por ele visitado: Ponte Alexandre III, Museu da Orangerie, Berges do Rio Sena, Museu Rodin. A escadaria da Église Saint-Étienne-du-Mont é o local onde Gil aguarda até dar meia noite e sua vida mudar!
7. O Diabo Veste Prada (2006)
Gênero: Comédia. A personagem principal do filme é Andy, interpretada por Anne Hathaway, que acaba de se formar na faculdade e busca por um emprego. Ela começa a trabalhar na mais importante revista de Nova York, mas tem que enfrentar Miranda (Meryl Streep), uma chefe nada agradável.
A maior parte do filme se passa em Manhathan. Podemos acompanhar Andy correndo de uma lado para o outro, entre a Madison e a Quinta Avenida, para cumprir as ordens de sua chefe durona. Os cenários tipicamente nova iorquinos são retratados: ruas super movimentadas, muitos carros, táxis-amarelos, pessoas andando rápido com um “café para viagem” em uma das mãos.
8. Corra, Lola, Corra (1998)
Gênero: Ação. O filme é uma metáfora sobre o tempo, mostra o quanto podemos estar enganados com a ideia de que somos ocupados ou que estamos atrasados e não nos damos conta de que o tempo que consideramos perdido ao fazer algo pode livra-lo de sofrer um acidente na próxima esquina, por exemplo. No filme, a personagem Lola precisa ajudar o namorado a arrumar uma alta quantia em dinheiro, pois ele se meteu em problemas ao perder o dinheiro de um gângster. Nessa aventura, Lola faz o percurso correndo por Berlim, e assim conseguimos apreciar vários cenários da capital Alemã. Entre eles, a ponte Oberbaumbrücke, próxima à East Side Gallery, a praça Bebeplatz e o Museu Histórico Alemão, que também foi cenário do filme.
Comentários