ROTEIRO&VIAGENS

7 trilhas para fazer em SP

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

Para os amantes da natureza, nada melhor do que dar uma pausa na tecnologia e se aventurar em um passeio diferente pela cidade. Confira sete dicas de trilhas para fazer em São Paulo.

Trilha da Vida (Parque Ecológico do Guarapiranga)

A Trilha da Vida é indicada pra qualquer pessoa, inclusive para quem não tem preparo físico e/ou crianças. Afinal, ela está mais para um passeio do que uma trilha propriamente dita. O legal é que para estimular ainda mais o contato com o meio ambiente, existe a possibilidade de fazer o percurso com os olhos vendados e pés descalços (sempre com a ajuda de um monitor). São apenas 65 metros, mas dizem que é uma experiência incrível.

Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3286 - Riviera Paulista
Terça a Domingo das 08h às 17h
(11) 5517-6707
Entrada Gratuita

Trilha Cachoeira do Sagui, Fazenda Maravilha

A Cachoeira do Sagui fica localizada nas dependências da Fazenda Maravilha, em uma região de matas preservadas - mais precisamente em Parelheiros, extremo sul da capital. O acesso é fácil, por meio de uma trilha que leva cerca de 20 minutos. No local, há mais duas cachoeiras que podem ser visitadas: as Cachoeiras do Oásis e do Raio do Sol, ambas com bons locais para banho. Nas trilhas de acesso às cachoeiras, podem ser vistos rastros de antas, jaguatiricas e diversos exemplares da fauna da Mata Atlântica.

Fazenda Maravilha
Estrada sem nome - Emburá do Alto 
Agendamento para visitas: (11) 99749-1724
Terça a domingo das 9h às 18h

Trilha da Figueira, Parque Estadual da Cantareira

Com aproximadamente 920 metros de percurso suave, a Trilha da Figueira, no Parque Estadual da Cantareira, é indicada para quem quer imergir na natureza sem precisar de muito esforço. A caminhada de nível fácil apresenta aos visitantes um caminho rodeado de Mata Atlântica onde é possível observar as árvores altas que deram o nome à trilha. Além disso, se tiver sorte, ainda é possível ver bugios alimentando-se de frutos e outras espécies de animais.

Parque Estadual da Cantareira
Rua do Horto, 1799, Tremembé
Sábados, domingos e feriados das 8 às 17h
(11) 2203-0115
R$ 13 (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Estudantes pagam meia-entrada.

Trilha da Bica, Parque Estadual do Jaraguá

Para quem quer uma caminhada um pouco mais longa, mas sem exageros, a Trilha da Bica, no Parque Estadual do Jaraguá, é uma boa pedida. Ao todo ela tem cerca de 1,5 km de extensão (ida e volta) e conduz os visitantes para uma incrível bica formada por águas naturais. De dificuldade fácil, a trilha é indicada para idosos, adultos e crianças a partir de 8 anos.

Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Segunda a Domingo das 7h ás 17h
(11) 3943-5222
Entrada Gratuita

Trilha do Silêncio, Parque Estadual do Jaraguá

A Trilha do Silêncio, também no Parque Estadual do Jaraguá, é um passeio imperdível para aqueles que não estão acostumados a caminhar e querem fazer um passeio mais tranquilo. Com cerca de 900 metros de extensão (ida e volta), ela passa por dentro da vegetação densa que abafa grande parte dos ruídos produzidos pelas rodovias que cercam o Parque - formando um silêncio incrível. Um diferencial dessa trilha é que ela é totalmente adaptada para aqueles que possuem dificuldades para andar ou utilizam cadeiras de rodas. Ou seja, idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida podem aproveitar o passeio.

Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Segunda a Domingo das 7h ás 17h
(11) 3943-5222
Entrada Gratuita

Trilha do Pai Zé, Parque Estadual do Jaraguá

A principal trilha do Parque Estadual do Jaraguá é a Trilha do Pai Zé e é indicada para aqueles que gostam de aventura e esforço. Ela tem cerca de 3,6 km (ida e volta), que são percorridos em torno de 2 horas e meia. Todo esforço vale a pena, já que o caminho leva ao Pico do Papagaio, local que fica a 1.200 metros de altitude, proporcionando uma incrível visão. Com subidas íngremes em alguns pontos, a trilha passa por meio de árvores e muito verde, sendo uma experiência incrível para quem gosta de natureza.

A estrela do parque também é um dos pontos mais concorridos para tirar fotos. O Pico do Jaraguá fica a cerca de 1.350 metros de altitude e é um dos melhores lugares para quem quer ver a cidade de São Paulo com uma incrível vista panorâmica. Para chegar até ela, é preciso percorrer a Trilha do Pai Zé, chegar até o Mirante Pico do Papagaio e subir algumas escadas. Não se preocupe: todo esforço vale a pena. Por lá, as pessoas costumam tirar muitas fotos da cidade vista de cima, ver de perto a antena da Bandeirantes e curtir uma vista única!

Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Segunda a Domingo das 7h ás 17h
(11) 3943-5222
Entrada Gratuita

Trilha da Pedra Grande, Parque Estadual da Cantareira

Para quem quer fazer uma trilha que exige um esforço maior, a dica é conhecer a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. Com seus quase 10 km de extensão (ida e volta), ela leva até a grande formação de granito de onde pode se apreciar uma bela vista panorâmica da cidade, vista do Norte para o Sul. O Mirante da Pedra Grande é um dos pontos favoritos dos aventureiros da cidade para tirar ótimas fotos ou simplesmente admirar o silêncio e a imensidão da capital vista em mais de mil metros de altura! A trilha leva também ao Museu da Pedra Grande e a um lago cheio de carpas.

Parque Estadual da Cantareira
Rua do Horto, 1799, Tremembé
Sábados, domingos e feriados das 8 às 17h
(11) 2203-0115
R$ 13 (crianças menores de 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam). Estudantes pagam meia-entrada.

Comentários