Economia

Mais de 2,6 milhões de passageiros movimentarão os principais aeroportos do país neste feriado

Guarulhos concentra a maior circulação de pessoas que devem prolongar os dias de descanso até 20.11 - Crédito: Divulgação/MTur Guarulhos concentra a maior circulação de pessoas que devem prolongar os dias de descanso até 20.11 - Crédito: Divulgação/MTur

Oferiado prolongado da Proclamação da República, que vai desde dia 15 ao dia 18 de novembro, deve movimentar só na malha aérea 2,6 milhões de viajantes nos principais aeroportos do Brasil. O levantamento é do Ministério do Turismo, a partir de informações das principais concessionárias aéreas do país. No geral, as concessionárias esperam maior movimento na quinta e na segunda-feira (18).

O maior volume de passageiros será no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, onde a GRU Airport, administradora do equipamento, informa que estão previstos 1,1 milhão de passageiros até o dia 22 de novembro. A expectativa é que o maior fluxo seja na quinta-feira (14/11), dia em que são esperados 125 mil viajantes. O destino brasileiro com mais procurado por quem sai desse aeroporto no período é Recife (PE) e o internacional Santiago (Chile).

Os 17 aeroportos administrados pela concessionária Aena Brasil projetam a disponibilidade de 712,2 mil assentos para o período de 14 a 18 de novembro. O Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, lidera a movimentação, com 379,2 mil lugares em 2.335 voos. No Nordeste, Recife terá uma movimentação expressiva, com 150.309 assentos disponíveis e 957 operações programadas. Maceió e João Pessoa também registram forte demanda, com 47.052 e 28.040 lugares, respectivamente. Na região Centro-Oeste, o Aeroporto de Campo Grande terá 22.828 assentos disponibilizados pelas companhias aéreas em 126 operações no período.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) projeta um fluxo de 326 mil passageiros entre o início de reunião do G20, passando pelo feriado da República e chegando ao feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro. Esse volume é 68% maior em relação ao ano passado e supera até mesmo os picos de Carnaval e Réveillon, tradicionalmente as épocas de maior movimento turístico na cidade.

Já os 13 aeroportos regionais operados pela Infraero Brasil com voos regulares esperam receber 13,2 mil passageiros durante o feriado prolongado, para o qual estão programados 180 voos. O Terminal de Passo Fundo (Rio Grande do Sul) estima receber um fluxo de 4,5 mil passageiros em 32 voos programados e Jericoacoara (Ceará) espera um movimento de 2,9 mil passageiros em 32 voos. Já no Aeroporto do Vale do Aço, em Minas Gerais, são aguardados 2,5 mil passageiros em 46 voos.

Nos 14 aeroportos administrados pela CCR Aeroportos está prevista a circulação de 180 mil passageiros em voos comerciais de 15 a 18 de novembro nos terminais aeroportuários da concessionária, com aproximadamente 1,4 mil pousos e decolagens. Entre os principais aeroportos gerenciados pelo grupo, o de Curitiba (CWB) deverá receber o maior número de passageiros, com mais de 54 mil, seguido pelo Aeroporto de Goiânia (GYN), em Goiás, por onde deverão passar de 31 mil pessoas. Em Foz do Iguaçu (PA), a previsão de mais de 31 mil pessoas; Navegantes, em Santa Catarina, 20 mil, e São Luís (SLZ), no Maranhão, com mais de 16 mil.

Em outro importante aeroporto do país, o de Viracopos, em Campinas (SP), 207,5 mil passageiros devem circular entre esta quinta-feira (14) e a segunda-feira (18), distribuídos em 1,4 mil pousos e decolagens, visando as capitais do Nordeste, além de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Vitória e cidades do interior de São Paulo. Fora do país, os mais buscados são os destinos de Forte Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR) e Paris (FRA).

Considerado um dos principais locais da chamada região das “Águas Quentes”, o Aeroporto de Caldas Novas espera receber incremento significativo no fluxo de passageiros neste feriado, com aproximadamente 2,1 mil viajantes esperados para embarcar e desembarcar no aeroporto.

Sob a gestão da ASP - Aeroportos Paulistas, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba devem receber ainda mais viajantes NSTE feriadão, quando cerca de nove mil passageiros devem ser recebidos nos três empreendimentos do grupo, estimativa representa um crescimento de 23% em comparação com o mesmo feriado em 2023, quando aproximadamente 7,4 mil clientes foram atendidos nesses aeroportos.

Já a Norte da Amazônia Airports (NOA), os aeroportos de Belém e Macapá devem movimentar quase 50 mil passageiros. O Aeroporto Internacional de Belém espera receber cerca de 42 mil viajantes nos 315 voos nacionais e internacionais programados para 26 destinos, o que representa um crescimento de 10% em relação à movimentação registrada no mesmo período em 2023. Já Macapá espera um trânsito de 5,1 mil passageiros nos 32 voos programados, crescimento de 6% no fluxo de viajantes na comparação com o ano passado. Os demais aeroportos da NOA - Ilhéus, Chapecó, Zona da Mata e Vitória da Conquista devem somar juntos mais de 13 mil passageiros neste feriado.

Na estrada - O Terminal Rodoviário de Campinas (SP) espera receber a circulação de 291,5 mil passageiros durante o feriado da Proclamação da República. Já na rodoviária do Rio de Janeiro, a expectativa é da circulação de 270 mil viajantes.

Comentários