Economia

Mais de 7 mil empresas foram abertas em MS durante 2021

Mais de 2 mil empresas no setor do comércio foram abertas em MS durante 2021 (Foto: Arquivo/Paulo Francis) Mais de 2 mil empresas no setor do comércio foram abertas em MS durante 2021 (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Economia

4.600 são do setor de serviços, seguido pelo comércio, com 2.212, e indústria, com 321 negócios iniciados

Mesmo em meio a pandemia de covid-19 e com crise econômica, Mato Grosso do Sul fechou 2021 com saldo positivo na abertura de empresas. Ao todo foram 7.130 novos negócios abertos no Estado, sendo a maior parte, 4.600 no setor de serviços, seguido pelo comércio e indústria, com 2.212 e 321 negócios iniciados, respectivamente.

“Estamos recém saindo de uma pandemia de quase dois anos, esse era um indicador inimaginável. Devemos superar a meta em 17%”, disse Augusto César Ferreira de Castro, presidente da Jucems (Junta Comercial do Estado), que observou três fatores para o cenário positivo.

"Mato Grosso do Sul tem uma economia forte, ancorada no agronegócio, indústria e turismo, setores que movimentam os elos das cadeias produtivas e do setor de serviços. Por trás de uma economia dinâmica há, sem dúvida, um ambiente de confiança, uma gestão indutora e solidez fiscal”, disse Augusto

Facilitação - Conforme a Jucems, um dos principais gargalos na expansão dos empreendimentos é a burocracia, por isso está sendo removido com ações estratégicas e os indicadores mostram o quanto a política de indução ao desenvolvimento do Governo do Estado tem contribuído para o crescimento do número de empresas. Atualmente o tempo médio de abertura de novas empresas é de 7 horas, a meta da junta comercial é reduzir para 5 horas.

Comentários