Segundo a especialista em Neuropsicologia e mestra em Psicologia “Luciane Sperafico”, explica sobre a contribuição da Neuropsicologia na saúde mental e na Aprendizagem. A Neuropsicologia é uma área de interface entre a Psicologia e a Neurologia, de um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.
O trabalho com esta prática (programa) tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, de comportamentos e de interação social, além de outros problemas relacionados. Em seguida, é realizado um programa de habilitação neuropsicológica com planos de exercícios motores e cognitivos em prol de uma maior adaptação a realidade. Baseado nos conceitos da teoria sistêmica de Luria, utilizados no centro Integrado uma técnica russa desenvolvida no Moscow Research Center of Developmental Neuropsychology.
O programa de Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana, trabalha com diferentes quadros clínicos, que dificultam a vida diária e costumam trazer consequências na autoestima e nas relações sociais. Dificuldades de aprendizagem, agitação, imaturidade, dificuldade de esperar a própria vez e ouvir os outros, desatenção, rigidez, são alguns exemplos.
Na Neuropsicologia Luriana é possível entender que o processo de aprendizagem se realiza por meio de um sistema funcional complexo e completo. O principal objetivo é buscar identificar onde está a falha nesse sistema, ou seja, a causa, não se tratando em associar a dificuldade de aprendizagem à apenas uma área ou a uma única função. Portanto, a Neuropsicologia Luriana analisa o estado funcional das unidades cerebrais e estabelece quais os fatores estão “fortes” ou não com a finalidade de descobrir as causas das dificuldades de aprendizagem e não apenas pontuar as consequências.
No processo de Aprendizagem
A Avaliação Neuropsicológica Luriana permite também investigar a causa do atraso educacional e indica quais canais de aprendizagem estão imaturos e quais estão preservados proporcionando um programa de intervenção mais coeso. Desse modo, este programa (PHNL) pode contribuir não apenas com métodos corretivos, mas também com programas preventivos para crianças pré-escolares, evitando futuros problemas de aprendizagem escolar.
Esta técnica trabalha com aspectos, cognitivos e afetivos favorecendo o desenvolvimento das funções mentais superiores: atenção, memória, percepção, psicomotricidade, funções executivas, linguagem e pensamento.
Em síntese o trabalho principia com a avaliação psicodiagnóstica e aplicação neuropsicológica e, em seguida traça-se um plano de habilitação neuropsicológica com exercícios propostos que aproveitam ao máximo as funções cognitivas preservadas do paciente, a partir das quais os estímulos chegarão às células deficitárias.
Após a realização do trabalho uma nova avaliação é realizada para mensurar os ganhos e rever o plano de ação. A especialista explica que no Cenaipp (onde trabalha) é uma clinica que oferece atendimento de avaliação psicodiagnóstica, habilitação e reabilitação neuropsicológica para todas as idades, conta também com uma equipe multidisciplinar que inclui neuropsicólogo, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropedagogo que são disponibilizados em prol de um trabalho com comprometimento e eficiência.
Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana (PHNL) é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente.
Qual público que pode se beneficiar com a intervenção do PHNL-Programa de Habilitação Neuropsicológica Luriana?
A Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica para crianças, adolescentes é indicada nos seguintes tipos de diagnósticos:
*TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
*TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)
*TA (transtornos de Aprendizagem: Dislexia, síndrome de Irlen, Discalculia, Disortografia e Disgrafia)
*Deficiência Intelectual
*Dificuldades Específicas (ex; Problemas atencionais, memória, problemas no processamento auditivo central)
*Crianças com funcionamento executivo pobre.
Dessa forma, é possível buscar alternativas mais eficientes voltadas para a recuperação de suas funções. Tanto a habilitação e a reabilitação neuropsicológica possui um caráter individual, voltada para as necessidades e habilidades de cada indivíduo.
Portanto, a principal tarefa da Habilitação é criar, junto com a criança ou adolescente, os meios de compensação e de superação do subdesenvolvimento de algumas funções mentais, usando os componentes “fortes” de mentalidade para compensar os fracos.
É necessário ter em mente, entretanto, que o tratamento será baseado nas reais necessidades de cada paciente. E isso começará a ser definido desde a primeira avaliação, a partir da qual será desenhado o programa que melhor atender.
Além disso, o estilo de vida e os valores do paciente devem ser levados em conta. Sendo assim, será possível desenvolver atividades que despertem interesse e motivação.
CENTRO DE ATENDIMENTO E INTERVENÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, PSICODIAGNÓSTICO/PSICOLOGIA /NEUROPSICOLOGIA /COACH VOCACIONAL & CARREIRA/ HIPNOSE CLÍNICA
Os contatos: (67)999548716 / (67)34210550
Rua Ciro Melo, 2280 Centro- Dourados/MS
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“Sobre a Profissional- LUCIANE SPERAFICO”
*Mestra em Psicologia
* Psicanalista
* Psicopedagoga
* Especialista Em Neuropsicologia
* Formação Em Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica “Luriana”
* Pedagoga / Neuropedagoga
* Hipnoterapeuta
* Especialista Em Educação Especial com ênfase em Autismo
* Especialista Em Psicoterapia Cognitivo Comportamental
* Screener da Síndrome de Irlen
*Analista Comportamental DISC pela SLAC
* Coach de Carreira &Coach Vocacional
*Facilitadora da metodologia LEGO SERIOUS PLAY e POINTS OF YOU
*Tutora Cogmed- Treinamento de Memória Operacional
*Formação em Psicologia Positiva
*Formação em Terapia do Esquema
*Atualização em Mindfulness
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