A Secretaria Municipal de Educação de Dourados (Semed) iniciou no dia 13 o primeiro período de inscrição para matrícula na Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2021. Desde então 3.528 alunos preencheram os dados para vagas do Centro de Educação Infantil (CEIM), e 3.665 para as escolas do município, totalizando 7.193 inscrições. A primeira etapa termina nesta quinta-feira (21). Mas, os pais que perderem esse primeiro prazo, terão uma segunda oportunidade do dia 25 ao dia 29 deste mês.
Segundo a secretária de Educação, Ana Paula Benites Fernandes, no primeiro dia, o grande número de acessos congestionou o sistema, mas logo a situação foi normalizada. Ela ressalta que as vagas não serão distribuídas por ordem de inscrição e sim respeitando os critérios já estabelecidos em lei. “Muitas pessoas entraram ao mesmo tempo e sobrecarregou o sistema. Alguns pais acharam que se fizessem primeiro iriam garantir a vaga, mas não funciona dessa forma”, pontua.
De acordo com a secretária é importante também preencher com calma todos os dados solicitados, para que não haja prejuízo ao aluno. “ Se houver inscrição na série errada, por exemplo, o responsável não vai conseguir fazer a matrícula”, explica Ana Paula.
As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura (ecidade.dourados.ms.gov.br/matriculadigital). Quem tiver dúvidas por entrar em contato com a Central de Matrículas através do telefone (67) 984688029.
O calendário escolar prevê o início das aulas no dia 8 de fevereiro, para isso, um planejamento de biossegurança para reabertura de escolas no contexto da Covid-19 está sendo elaborado pela pasta. Normas e diretrizes serão adotadas para proteger alunos e profissionais.
Calendário da primeira etapa
Primeiro período de inscrição – dia 13 ao dia 21 de janeiro
Primeira designação: 24 de janeiro de 2021
Confirmação de matrícula nos Ceims e Escolas Municipais: 25 de janeiro de 2021 a 29 de janeiro de 2021.
Segundo período de inscrição – dia 25 ao dia 29 de janeiro
Segunda designação: 31 de janeiro de 2021
Confirmação de matrícula nos Ceims e Escolas Municipais: 01 de fevereiro de 2021 a 05 de fevereiro de 2021.
Critérios para seleção das vagas
Para os Centros de Educação Infantil Municipal:
a) crianças em situação de abandono, de risco social e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas;
b) crianças de família de menor renda per capta;
c) filhos de pai e mãe que trabalham, ou que exerça atividade laboral que impeça de ficar com a criança, em qualquer uma dessas situações mediante comprovação por meio de documento próprio ou expedido pelo CRAS/Assistência Social;
d) filho de doador de sangue, comprovadamente.
Para as Escolas Municipais:
a) criança e adolescentes vítimas de violência doméstica e ou familiar;
b) filho de doador de sangue, comprovadamente;
c) aluno que tenha irmão estudando na unidade escolar;
d) aluno de menor idade.
Comentários