TURISMO SUSTENTÁVEL

Destinos brasileiros se destacam por incentivo ao turismo aliado a preservação da natureza e de culturas locais

Créditos: cabuscaa / iStock Créditos: cabuscaa / iStock

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo e abriga milhares de espécies de plantas e animais. Os seus diferentes biomas e a sua vasta extensão territorial fazem com que muitas regiões do país possuam um grande potencial turístico, cada uma com suas próprias particularidades e atrações exclusivas. Com isso, o país assume uma posição de destaque no segmento de turismo verde, ganhando reconhecimento internacional pelos esforços dedicados ao seu desenvolvimento.

O patrimônio natural brasileiro é considerado o mais diverso do mundo. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 20% do total de esṕecies do planeta estão concentradas em nosso território, espalhadas em seus seis biomas, cada um com suas características distintas.

Em toda a sua grande área, o Brasil possui riquezas imensuráveis. Cada bioma, as suas espécies de fauna e flora nativas, a diversidade de paisagens naturais e de formações geológicas constroem múltiplos ecossistemas com características raras.

Isso posiciona o Brasil em um patamar de grande destaque para o turismo de natureza e o turismo sustentável, que é o segmento de maior crescimento no mundo, com uma alta de 5% ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. Neste ano, 14 destinos brasileiros foram premiados pela Green Destination, uma organização holandesa de prestígio no setor do turismo sustentável, que possui variados programas de incentivo para a prática de uma atividade mais responsável. O Top 100 Stories, que é celebrado anualmente desde 2014, recebeu a inscrição de mais de 190 histórias, de 90 países diferentes.

Entre os 100 destinos vencedores, foram selecionados 14 inscrições brasileiras, sendo elas: Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias, de Santa Catarina; Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, do Rio Grandes do Norte; Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré, de Pernambuco; Barão de Cocais, de Minas Gerais; e Bodoquena, do Mato Grosso do Sul.

 

Os municípios que desejam participar do concurso Top 100 Stories submetem seus programas e ações de desenvolvimento de turismo sustentável e responsável. As iniciativas passam por uma análise minuciosa e devem obter pelo menos 60% de compatibilidade em cerca de 15 a 30 critérios fundamentais de sustentabilidade, baseados em parâmetros organizados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.

 

Os participantes brasileiros selecionados pelo comitê da Green Destination se destacaram por seus projetos que propõem inovações no segmento do turismo. Esses destinos foram reconhecidos por seus programas que obtiveram sucesso nas áreas de preservação ambiental, expansão do ecoturismo, integração das comunidades locais, desenvolvimento regional e educação.

Apesar da expansão, o setor do turismo sustentável enfrenta algumas dificuldades e dilemas. É necessário realizar investimentos em infraestrutura, atrair visitantes e fornecer experiências autênticas e de qualidade, ao mesmo tempo que controle as intervenções e os impactos à natureza, proteja os ecossistemas, respeite as populações locais e limite o fluxo de pessoas em áreas protegidas.

Para garantir a preservação e o equilíbrio do patrimônio natural e cultural, que é um dos pilares do desenvolvimento turístico, é importante realizar a prática de maneira responsável. Algumas pequenas ações são recomendadas e fazem a diferença, como o aluguel de carro elétrico, a redução de plástico e a hospedagem em hotéis com políticas sustentáveis, que usam energia renovável como a solar, por exemplo. Dessa forma, é possível explorar lugares turísticos com um menor impacto, incentivar boas práticas de sustentabilidade e auxiliar na manutenção do equilíbrio de ecossistemas.

Comentários